Um menino de apenas 18 anos foi aprovado em 1° lugar no vestibular do ITA, um mais concorridos do país, e vai cursar Engenharia da Computação!
O paraibano Marcello Ryaj de Almeida Santos, teve quatro anos intensos de estudos até que atingiu a tão sonhada vaga. Ele foi avisado que havia passado pelo próprio reitor da Instituição, que ligou para o garoto.
“Eu gelei. Minha mãe ficou sem palavras. Eu sabia que ia passar, mas não esperava que fosse em primeiro lugar. Me senti orgulhoso, eu fiquei estático. Eu estava muito feliz. Era tanta felicidade que eu só parei para digerir a aprovação”, confessou o garoto.
Encantado por exatas
O sonho de estudar no ITA era alimentado desde cedo na família do jovem, quando a mãe ainda era criança.
“Ela era bem pobre. Tinha o sonho de estudar no instituto, mas não tinha oportunidades de estudos tão boas. Ela foi incentivando a gente a estudar. Eu queria medicina. Sendo que depois me encantei pelas exatas”, contou o garoto.
E isso foi usado como Marcello como motivação!
Quatro anos de estudo
O processo foi longo, foram 4 anos focados na tão sonhada vaga.
Em 2020 Marcello ganhou uma bolsa de estudos em um colégio de Fortaleza.
No início, ele teve dificuldades para acompanhar o ritmo e continou estudante mesmo com as aulas suspensas por conta da pandemia. Marcello começava a rotina a partir das 6h e só parava 23h.
Em 2023 ele resolveu mudar a estratégia. Passou a não se cobrar tanto, começou a praticar atividades físicas, dormir 8 horas por dia e também tinha seus momentos de lazer.
Além disso, entrou nos estudos conteúdos mais aprofundados, especialmente com livros de ensino superior.
Aprovação veio
E depois de superar tantas dificuldades, a aprovação veio!
Quando recebeu a ligação, o garoto quase não acreditou, ele havia passado em 1º lugar.
O sonho dele, e de sua mãe, estavam finalmente completos!
Marcello já tem planos para o futuro. Quer seguir a carreira militar, mas daqui a uns anos pretende experimentar algo diferente, com atividades de pesquisa na área de computação.
“Eu queria medicina, mas acabei me encantando com exatas. Meu sonho mesmo é pesquisar essa parte de computadores, novas formas de linguagem de programação”, explicou.
Dicas para estudantes
O rapaz fez ainda questão de dividir dicas com aqueles que assim como ele, buscam aprovação em vestibulares.
“Fazer o básico. Por mais que tenha falado que sonhos grandes requerem atitudes grandes, o básico é muito bem vindo”, explicou.
Marcello disse ainda que a qualidade do estudo, frente a uma grande quantidade de horas estudadas, pode fazer muita diferença.
“Querendo ou não, o sistema todo induz o aluno a que ele só vai passar se estudar 14 horas por dia, acordar estudando, dormir estudando. Não é bem assim. Muito já se provou que a qualidade do estudo pode superar o tempo de estudo”, refletiu.
Segundo o menino, uma rotina saudável que também envolve atividades físicas, momentos de lazer e boas horas de sono também ajudam.
Com informações de Jornal da Paraíba.