Menina de apenas 9 anos conquista medalha em Olimpíada de Matemática em Nova Iorque

E, ao que tudo indica, essa é apenas mais uma de muitas vitórias que ainda virão

Com apenas 9 anos, a capixaba Maria Antônia Machado Perim, de Castelo (ES), levou o talento brasileiro para o cenário mundial da matemática. A jovem prodígio conquistou a medalha de prata na Copernicus Olympiad, uma das maiores competições internacionais da área, realizada em Nova Iorque, na Universidade de Columbia.

A disputa reuniu mais de 600 participantes de diversos países e, mesmo diante de mudanças inesperadas no formato da prova, Maria Antônia se manteve firme e mostrou habilidade impressionante com os números. O resultado colocou o Brasil no pódio e a menina no mapa da matemática mundial.

Talento precoce

O interesse de Maria Antônia pela matemática surgiu cedo. Aos dois anos, a família percebeu que ela tinha um jeito diferente de aprender e resolver problemas de lógica. Logo depois veio a confirmação: a menina é superdotada, com QI de 150, muito acima da média.

Desde então, ela transformou o dom em disciplina. Provas, estudos intensos e viagens frequentes já fazem parte da rotina. “A superdotação muitas vezes faz a criança se sentir diferente, mas na matemática ela encontrou um espaço de reconhecimento e valorização”, contou a mãe, Flávia Machado Mariano.

Disciplina e dedicação

A agenda da pequena estudante é de gente grande. Somente em agosto, Maria Antônia tem quatro olimpíadas pela frente, entre competições nacionais e internacionais. A rotina puxada, no entanto, não é encarada como pressão. “É só começar. Estudar e ter disciplina”, resume a menina, sempre sorridente.

Medalhas pelo mundo

A prata conquistada nos Estados Unidos soma-se a uma coleção que já inclui medalhas em Singapura, Tailândia e em diferentes competições brasileiras. Nesta semana, ela embarca para Campinas (SP), onde participa de mais uma etapa, desta vez na Universidade de Campinas.

Com tantos feitos em tão pouco tempo, Maria Antônia inspira colegas e mostra que talento aliado a dedicação pode levar muito longe. E, ao que tudo indica, essa é apenas mais uma de muitas vitórias que ainda virão.

Com informações do só Notícia Boa

Últimas notícias

ORLEANS | Dazaranha reúne mais de 6 mil pessoas no primeiro dia da festa de 112 anos da cidade

Mais de 6 mil pessoas acompanharam, na noite desta...

Homem é preso por tentativa de homicídio em Araranguá

Na manhã desta sexta-feira (29), por volta das 8h20min,...

Içara fica com o vice-campeonato da Larm

O Içara Futebol Clube ficou o vice-campeonato do Regional...

Faleceu ontem aos 65 anos o Sr. Geraldo Batista

Faleceu ontem dia (30) ás 18:50h no hospital de...

Fiocruz passa a produzir remédio para atrofia muscular espinhal

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou parceria com as...

Notícias Relacionadas