Menina brasileira de 3 anos já lê em dois idiomas e impressiona os pais

A pequena brasileira Catarina Ritter, de 3 anos, lê e fala em dois idiomas: inglês e português. Segundo o RankBrasil, é a criança mais nova bilíngue do país. A facilidade da menina e o amplo interesse da garota por temas diversos impressiona os pais, moradores do sul do Pará.

A pequena Catarina Rodrigues de Freitas Weiss Ritter, que mora em Redenção, no Pará, é surpreendente. A menina brasileira, de 3 anos, é fluente em dois idiomas. Ela fala e lê em inglês e português perfeitamente. Detalhe: os pais não têm a mesma fluência da filha.

Segundo o RankBrasil (recordes brasileiros), é a criança mais nova bilíngue do país. Aos 2 anos, Catarina demonstrou interesse em aprender inglês. Sem cursos ou métodos tradicionais, a menina desenvolveu o aprendizado com livros, desenhos legendados e experiências cotidianas.

De acordo com Magno e Sara Ritter, de 32 anos, pai da criança, procuraram especialistas para examinar Catarina. Descobriram que ela tem idade cognitiva estimada em 7 anos. Excepcionalmente, ela foi aceita em um curso de inglês e, também lá, surpreende com o avanço rápido de etapas.

QI bem acima da média

Sua paixão por idiomas não parou por aí: Catarina tem interesse pela língua turca e admira o cantor Erden Erdogan.

Apesar da inteligência acima da média, Catarina leva uma vida normal, segundo a família. Ela ama brincadeiras ao livro, mas também não dispensa os desenhos animados nem os jogos educativos, como quebra-cabeças e de formas geométricas. Não liga muito para as bonecas.

Mas essa facilidade com diferentes línguas impressiona especialistas e educadores, segundo O Niquel

Capacidade de interação  

Capacidade de interação

A psicóloga clínica e neuroeducadora Lilian Vilhena explica que aprender um n ovo idioma na infância potencializa o desenvolvimento cognitivo, cultural e social, segundo O Liberal.

“O bilinguismo estimula diferentes áreas cerebrais, como os lobos frontal e temporal, além da massa cinzenta e branca. Isso resulta em uma linguagem mais assertiva e eficiente.”

De acordo com pesquisas, crianças que aprendem um segundo idioma apresentam maior capacidade de integração e processamento de informações.

É que elas são estimuladas ao desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, além de uma maior compreensão cultural.

Só Notícia Boa

Últimas notícias

Logistique 2025 vem para atender um mercado em constante renovação

O mercado se prepara para mais uma edição de...

Presidente da APA, Regiane Volpato usou a tribuna da Câmara de Vereadores nesta segund dia 7

Na Sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira dia...

Padre Joel Bitencourt usou a tribuna da Câmara de Vereadores para divulgar a Capanha da Fraternidade

Padre Joel usou a Tribuna da Casa nesta segunda...

Equipe Caveiras conquista 3º lugar no Intermunicipal em Urupema e segue fazendo história no esporte regional

Urupema, localizada no coração da Serra Catarinense, foi o...

Atletas da região se destacam em São Paulo

Os atletas de Braço do Norte Letícia Cardoso e...

Notícias Relacionadas