Iniciada neste fim de semana, a 17ª Vindima Goethe segue celebrando a colheita da uva Goethe, variedade exclusiva do Sul de Santa Catarina. Neste domingo, dia 12, mais de 250 turistas chegaram de trem à Estação Ferroviária de Urussanga, vindos de Tubarão.
A iniciativa é do Museu Ferroviário de Tubarão. Um novo passeio de Maria Fumaça com o mesmo trajeto está previsto para o próximo domingo, dia 19 de janeiro. Mais informações podem ser obtidas no site museuferroviariotubarao.com.br
Na Estação Ferroviária, os turistas foram recepcionados pela prefeita de Urussanga, Stela Dagostin Talamini, pelas secretárias municipais de Educação (Andreza Cristina Bonetti) e Cultura, Turismo e Esporte (Vanessa Lopes), da vice-presidente do Rotary Clube de Urussanga, Edna Zannin Lopes, além do projeto cultural Varal Literário, da escritora urussanguense Rita Padoin. Dali, os visitantes seguiram de ônibus até a Vinícola Mazon, onde aproveitaram a programação enogastronômica da Vindima Goethe.
No dia anterior, sábado, a Vindima Goethe teve início na Vinícola De Noni, com o tradicional tombo da polenta, apresentações musicais e a pisa da uva. O evento celebra a colheita da uva Goethe, reunindo música, gastronomia, tradições italianas e experiências únicas nas vinícolas associadas à ProGoethe.
As vinícolas possuem programação todos os finais de semana até o dia 9 de fevereiro. Durante esse período, os estabelecimentos também estão abertos durante os dias de semana com as atividades regulares e experiências pontuais com agendamento antecipado. Para reservas e informações, acesse: sebrae.sc/vindima-goethe.O evento é promovido pela Prefeitura de Urussanga, Associação ProGoethe e Sebrae/SC, com patrocínio da Unesc, BRDE e Sicoob/Credisulca e apoio da Epagri.