Mais de oito mil casos de síndromes respiratórias

Dados são até junho no estado. Na região, casos de doenças já somam 211

O frio chegou com força e, com ele, o aumento no número de internações em decorrência dos sintomas respiratórios causados por doenças como a Influenza. Em Santa Catarina, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) segue com elevado número de casos no primeiro semestre de 2025, totalizando 8.025 notificações até o final de junho.

Na região, foram registrados no total 211 notificações, sendo 72 casos de gripe (por influenza), com 13 mortes; 12 casos de covid-19, com um óbito; e 127 casos de doenças respiratórias causadas por outros vírus, como adenovírus, vírus sincicial respiratório e rinovírus, com cinco mortes.

A circulação intensa dos vírus respiratórios resulta em uma maior demanda por atendimento hospitalar. A maior parte das notificações envolve crianças e idosos, sendo que as proporções variam conforme o agente identificado. Na influenza, os indivíduos acima de 60 anos de idade representam 48% dos casos de Srag. Na sequência, as crianças com idade até quatro anos, com 19,5%. O registro de óbito é mais comum na faixa etária a partir dos 50 anos (167 mortes).

Segundo a Dive/SC, essas hospitalizações podem se intensificar devido ao período de sazonalidade na transmissão. A taxa de vacinação contra a gripe está em 46,49% entre os grupos prioritários – idosos, gestantes e crianças dos seis meses a cinco anos de idade -, que são justamente aqueles que desenvolvem os casos graves da doença.

Vacina  

Diante do cenário preocupante, é fundamental tomar certas medidas para reduzir os riscos de transmissão. “A vacinação continua sendo nossa principal ferramenta de prevenção”, afirma João Augusto Fuck, diretor da Dive, que chama atenção para a baixa cobertura vacinal entre os grupos prioritários. “Enquanto a rede hospitalar segue com alta demanda, a população precisa fazer sua parte – cuidando da própria saúde e protegendo os mais vulneráveis. Afinal, atitudes simples podem salvar vidas”, completa.

Diário do Sul

Últimas notícias

Obras de Willy Zumblick passam por higienização

Durante os últimos 45 dias, sete obras do Museu...

Árbitro Orleanense participa da equipe de arbitragem em um jogo de voleibol internacional

Em Criciúma, Seleção Brasileira de novos de vôlei vence...

Município investiga envenenamento de cães

Os casos de envenenamento de cães registrados nos últimos...

Notícias Relacionadas