A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na quinta-feira (9), um grande carregamento de mercadorias estrangeiras transportadas sem nota fiscal na BR-101, em Paulo Lopes, no Litoral Sul de Santa Catarina.
Durante a fiscalização, o motorista de um caminhão afirmou que o compartimento de carga estava vazio. No entanto, após insistência dos agentes, acabou admitindo que havia produtos no interior do veículo. Ao abrir o baú, os policiais encontraram mais de cinco mil itens, entre perfumes, cosméticos e vinhos importados, alguns avaliados em até R$ 10 mil por garrafa.
O condutor, de 38 anos, contou que havia saído de Porto Alegre (RS) e que o destino final da carga seria um posto de combustíveis no interior de São Paulo. Pelo transporte, ele receberia R$ 1,5 mil.
A mercadoria foi levada à Receita Federal, na Grande Florianópolis, que fará a avaliação e contabilização do valor total dos produtos. O motorista foi preso por contrabando e descaminho e conduzido à Polícia Federal.
De acordo com a legislação brasileira, o contrabando envolve a importação ou exportação de produtos proibidos por lei, enquanto o descaminho se refere à entrada ou saída de mercadorias permitidas sem o pagamento de impostos. O caminhoneiro poderá responder pelos dois crimes, com penas que variam de dois a cinco anos de prisão para cada um.
Fonte da Pauta | DS