Mais de 70 castrações são realizadas por mês no Balneário Rincão

Procedimentos gratuitos são oferecidos no Centro de Castração.

A presença de animais em situação de rua é uma preocupação constante nos municípios. Em diversas ruas e praças, é comum encontrar cães e gatos, o que pode acarretar consequências para a saúde dos animais e também para os seres humanos. Pensando nisso, desde 2016, a Prefeitura do Balneário Rincão mantém um Centro de Castração, que conta com a presença de uma veterinária diariamente para atender os animais que necessitam do procedimento. Além disso, o espaço também realiza cirurgias de baixa complexidade.

Segundo a veterinária Larissa Pacheco da Rosa, mais de 70 castrações são realizadas todos os meses no local. Ela destaca a importância da castração para reduzir o número de animais abandonados. “Castrar é um ato de amor e proteção. Muitos tutores adotam animais, mas, quando eles crescem ou começam a latir ou miar, acabam sendo abandonados, o que é uma atitude desumana. Isso gera inúmeros problemas tanto para os bichos quanto para as pessoas”, explica.

O serviço é voltado para a castração de cães e gatos de rua, além de animais pertencentes a famílias de baixa renda do município. Após o procedimento, o animal recebe os cuidados necessários durante a cirurgia, enquanto o responsável se compromete com os cuidados do pós-operatório. A veterinária orienta os tutores sobre o processo e a recuperação.

Para a moradora e protetora de animais Jane Aparecida Anacleto, a iniciativa da Prefeitura é essencial para aqueles que não conseguem pagar uma clínica particular. “Está maravilhoso, porque antes eu precisava castrar os animais em outros municípios e pagar por isso. Agora ficou mais acessível, e como a Larissa sabe que resgatamos animais de rua, conseguimos agilizar o procedimento”, comenta.

Preocupação ao fim da temporada

Durante o verão, muitas famílias se mudam temporariamente para o Balneário Rincão, levando seus animais de estimação. No entanto, alguns tutores acabam abandonando esses bichos na praia ao final da temporada. “Percebemos um aumento significativo de animais de rua após o verão. O abandono e os maus-tratos são crimes e colocam a vida dos animais em risco, já que podem ser atropelados ou contrair doenças”, alerta a veterinária.

Como agendar a castração?

O serviço de castração gratuita é destinado a famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, além de protetores independentes de animais de rua. Para agendar, basta entrar em contato pelo telefone, que também funciona como WhatsApp: 3468-7236.

 

Lucas Sabino

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Balneário Rincão

Últimas notícias

Nova lei endurece punições por ofensas à fé cristã em SC

Santa Catarina aprovou uma mudança importante na legislação que...

EUA retiram tarifa de 40% sobre produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta...

Pescador tubaronense se prepara para disputar campeonato nacional de pesca submarina em São Francisco do Sul

O tubaronense Cristiano Furghestti Farias, de 48 anos, está...

Santa Catarina tem 8.591 vagas de emprego abertas pelo Sine

Santa Catarina tem 8.591 vagas de emprego disponíveis nas...

Criciúma apresenta equipe para a Superliga B de Voleibol Feminino

A partir de dezembro, Criciúma estará novamente no cenário...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas