Mais de 70 castrações são realizadas por mês no Balneário Rincão

Procedimentos gratuitos são oferecidos no Centro de Castração.

A presença de animais em situação de rua é uma preocupação constante nos municípios. Em diversas ruas e praças, é comum encontrar cães e gatos, o que pode acarretar consequências para a saúde dos animais e também para os seres humanos. Pensando nisso, desde 2016, a Prefeitura do Balneário Rincão mantém um Centro de Castração, que conta com a presença de uma veterinária diariamente para atender os animais que necessitam do procedimento. Além disso, o espaço também realiza cirurgias de baixa complexidade.

Segundo a veterinária Larissa Pacheco da Rosa, mais de 70 castrações são realizadas todos os meses no local. Ela destaca a importância da castração para reduzir o número de animais abandonados. “Castrar é um ato de amor e proteção. Muitos tutores adotam animais, mas, quando eles crescem ou começam a latir ou miar, acabam sendo abandonados, o que é uma atitude desumana. Isso gera inúmeros problemas tanto para os bichos quanto para as pessoas”, explica.

O serviço é voltado para a castração de cães e gatos de rua, além de animais pertencentes a famílias de baixa renda do município. Após o procedimento, o animal recebe os cuidados necessários durante a cirurgia, enquanto o responsável se compromete com os cuidados do pós-operatório. A veterinária orienta os tutores sobre o processo e a recuperação.

Para a moradora e protetora de animais Jane Aparecida Anacleto, a iniciativa da Prefeitura é essencial para aqueles que não conseguem pagar uma clínica particular. “Está maravilhoso, porque antes eu precisava castrar os animais em outros municípios e pagar por isso. Agora ficou mais acessível, e como a Larissa sabe que resgatamos animais de rua, conseguimos agilizar o procedimento”, comenta.

Preocupação ao fim da temporada

Durante o verão, muitas famílias se mudam temporariamente para o Balneário Rincão, levando seus animais de estimação. No entanto, alguns tutores acabam abandonando esses bichos na praia ao final da temporada. “Percebemos um aumento significativo de animais de rua após o verão. O abandono e os maus-tratos são crimes e colocam a vida dos animais em risco, já que podem ser atropelados ou contrair doenças”, alerta a veterinária.

Como agendar a castração?

O serviço de castração gratuita é destinado a famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, além de protetores independentes de animais de rua. Para agendar, basta entrar em contato pelo telefone, que também funciona como WhatsApp: 3468-7236.

 

Lucas Sabino

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Balneário Rincão

Últimas notícias

Santa Catarina tem 8.520 vagas de emprego disponíveis pelo Sine

O Sistema Nacional de Emprego de Santa Catarina (Sine...

Anfavea: produção veicular com kits importados ameaça 69 mil empregos

Um estudo divulgado esta semana pela Associação Nacional dos...

Anvisa suspende suplementos alimentares de duas marcas; confira

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu três...

Serra do Corvo Branco será interditada

A Serra do Corvo Branco terá o tráfego totalmente...

IMBITUBA | Perturbação do sossego mobiliza PM na Praia do Rosa

A Polícia Militar atendeu cerca de 30 ocorrências de...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas