Mais de 50 colaboradores da Unimed Criciúma participam de campanha para doação de sangue

Esse é justamente um dos objetivos do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da instituição, setor responsável pela realização da campanha

Com o tema “Faça bem sem olhar a quem, doe sangue”, o Grupo Unimed Criciúma promove trimestralmente uma campanha de incentivo à doação de sangue voltada aos seus colaboradores. Neste mês, um grupo de sete funcionários participou da iniciativa, somando mais de 50 profissionais da instituição que foram ao Hemocentro Regional de Criciúma (Hemosc) de forma voluntária ao longo deste ano.

Entre eles, o colaborador do setor de Manutenção da cooperativa, João Renato da Silva Floriano. Segundo ele, doar sangue é importante por diversos motivos, como salvar vidas, ajudar pacientes em cirurgias, tratamentos de câncer e emergências médicas, além de fortalecer a solidariedade. “Gera uma sensação de satisfação e realização, sabendo que eu pude contribuir com o bem-estar do outro. Cria um senso de empatia, que causa um impacto positivo na vida do doador”, destaca Floriano.

“Queremos sensibilizar os colaboradores sobre a importância de doar sangue de forma fidelizada e incentivar que eles contribuam, também, com o banco de dados do Hemosc para a doação de medula óssea. Dessa forma, salvamos muitas vidas e ainda cooperamos para manter o banco de sangue do Hemocentro abastecido”, pontua o enfermeiro do Trabalho do SESMT da Unimed Criciúma, Ruan Aurelio Ferreira.

Para a doação de modo fidelizado, a coordenadora técnica do Hemocentro Regional de Criciúma, Camila Rodrigues Teixeira Daminelli, explica que é necessário fazer três doações no período de 12 meses. “Mulheres podem doar a cada 90 dias, sem ultrapassar três doações nos últimos 12 meses. Já os homens podem realizar a doação a cada 60 dias, sendo quatro doações dentro de um ano”, afirma Camila.

Neste momento, o estoque do Hemosc de Criciúma encontra-se com níveis reduzidos das tipagens A positivo e O positivo, além da tipagem O negativo em nível de alerta. Interessados em doar podem realizar o agendamento pelo site www.hemosc.org.br (na aba “Agende sua doação aqui”) ou pelo WhatsApp (48) 3444-7407.

Confira abaixo os principais requisitos para ser um doador:

– Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Doadores com idade de 16 e 17 anos são aceitos mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

– O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

– O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

– Pesar acima de 50 quilos (com desconto de vestimentas);

– Apresentar documento original com foto atualizada que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial;

– Ter repousado bem na noite antes da doação;

– Evitar o jejum e fazer refeições leves e não gordurosas nas três horas que antecedem a doação;

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

 

Colaboração e foto: Comunicação Unimed Criciúma

Últimas notícias

Indústrias de arroz mantêm otimismo para 2025

Sendo um dos alimentos mais consumidos no Brasil e...

Furto em empresa foi registrado pela PM de Araranguá

A guarnição policial, já ciente do furto de uma...

Lancha desacopla de engate e atinge fachada de loja em Araranguá

A Guarnição do ABTR- 121 de Araranguá foi acionada,...

SC será sede das finais da Copa Brasil de Vôlei 2025

O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila,...

Prefeito de Joinville ajuda a socorrer homem que sofreu afogamento em São Francisco do Sul

Por volta das 19h30 de quarta-feira (25), um homem...

Notícias Relacionadas