O segundo mês do ano teve saldo positivo na geração de empregos formais. A região registrou em fevereiro 2.039 novas vagas com carteira assinada. O número é 107,21% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram criados 984 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Em fevereiro, Tubarão, Imbituba e Jaguaruna foram os municípios que registraram os maiores saldos positivos de admissões, com 618, 340 e 296 empregos novos, respectivamente.
O setor de serviços foi o que mais criou novas oportunidades de trabalho em fevereiro, com 937 admissões a mais que desligamentos – em fevereiro de 2024 foram 663. O setor da indústria vem em segundo lugar, com 575 vagas criadas – 250 a mais do que no mesmo período do ano passado. Em seguida vem a construção civil, com 380 novos postos de trabalho a mais. Os setores do comércio e da agropecuária também apresentaram saldo positivo na geração de empregos, com 131 e 16 empregos formais a mais criados, respectivamente.
Destaques
Em Tubarão, município que mais gerou empregos em fevereiro na região, o destaque ficou por conta da construção civil, com 271 novas oportunidades criadas. Já em Imbituba e Jaguaruna, foi o setor de serviços o que mais gerou empregos formais, com 287 e 227 vagas.
Capivari de Baixo e Braço do Norte também geraram mais de 200 empregos novos em fevereiro. Em Capivari, foram 224 novas vagas, sendo a indústria a responsável pelo melhor resultado, com 164 novos postos criados. Em Braço do Norte, que gerou 204 empregos formais, foi o setor de serviços o que mais alavancou os números, com 128 novas oportunidades.
Santa Catarina comemora resultados positivos
O mês de fevereiro apresentou saldo positivo de 30.097 novos postos de trabalho formal em todo o Estado. O saldo de empregos formais em Santa Catarina no segundo mês do ano foi o maior dos últimos três anos e o terceiro maior da série histórica iniciada em 2004. A taxa de crescimento em fevereiro foi de 1,16%, um resultado maior que a média brasileira (0,91%) e equivalente à média da região Sul (1,15%).
“Tivemos uma temporada de verão excelente, com recordes de turistas internacionais passando pelos nossos aeroportos. E o Estado se mostrou bem preparado pra receber todo mundo com a Estação Verão. Isso, com certeza, movimentou a economia catarinense. Aumentou consumo, gerou renda e gerou muitas novas vagas também”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
A diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan/SC), Larissa Borges, destaca que o Estado apresentou saldos positivos nos cinco grupamentos no mês de fevereiro. “Os indicadores revelam que nossas políticas públicas têm alavancado os segmentos-chave de serviços, indústria, construção, comércio e de agropecuária” afirmou.
Setores
Larissa Borges enfatiza que os serviços responderam por 45,58% das novas vagas de trabalho abertas no mês de fevereiro, ou seja, quase metade do saldo de empregos, com 13.718 novas vagas de trabalho, enquanto a indústria teve a segunda melhor proporção, com 27,64% (8.318 empregos a mais gerados).
O comércio criou 2.859 novos postos de trabalho, o que representa uma variação de 174% em relação ao mesmo período de 2024.
Números nacionais
O Brasil fechou o mês de fevereiro com saldo positivo de 431.995 empregos com carteira assinada. Esse é o maior saldo mensal registrado na nova série histórica do Caged, que começou em 2020. O maior crescimento do emprego formal no mês passado ocorreu no setor de serviços, com a criação de 254.812, postos. Na indústria, foram 69.884 postos; no comércio, 46.587; na construção, foram 40.871 vagas; e na agropecuária, 19.842 oportunidades.
Fonte: Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)