Maior festival-escola de música da América Latina traz Guinga para workshops de MPB

Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) acontece de 12 a 25 de janeiro; músicos iniciantes e profissionais podem participar; inscrições terminam no próximo domingo, 1º de setembro

O Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc) anuncia a presença do violonista Guinga, um dos grandes compositores da música popular contemporânea,  na 20ª edição, que acontece de 12 a 25 de janeiro de 2025 em Jaraguá do Sul (SC).

Com um repertório de cerca de 300 canções gravadas por nomes como Elis Regina, Francis Hime, Ivan Lins e Clara Nunes, Guinga vai oferecer dois dias de workshops exclusivos no Programa de Música Popular Brasileira do Femusc. O artista se apresentará no show de MPB marcado para 18 de janeiro, às 20h30, no Grande Auditório da SCAR.

Esta é a segunda vez que o Programa de MPB do festival promove a presença de uma estrela de renome para enriquecer a experiência dos participantes. Em 2023, o festival recebeu Renato Borghetti. Conhecido por mesclar folclore e modernidade nas composições, Borghetti apresentou, para uma plateia lotada,  diferentes leituras de obras da música do Rio Grande do Sul, agregando influências de outros estilos brasileiros e internacionais.

As inscrições para a edição de 2025 do FEMUSC terminam no próximo domingo, 1º de setembro. Músicos iniciantes e profissionais podem se inscrever através do site oficial: www.femusc.com.br.

O festival deste ano contará com 340 vagas – Foto: Diego Redel

Considerado o maior festival-escola de música clássica da América Latina, o FEMUSC 2025 contará  também com mais de 50 professores de 10 nacionalidades diferentes, incluindo nomes renomados como a maestrina Ligia Amadio, a professora de canto popular Lívia Nestrovski, e o professor de voz e ópera Guenko Guechev. A programação de MPB será coordenada pelo pianista, regente e arranjador Marcelo Ghelfi.

Para esta edição, o festival disponibiliza um total de 340 vagas em diversas oficinas:

  • 244 vagas em instrumentos orquestrais intermediário e avançado, como Violino, Viola, Violoncelo, e mais.
  • 32 vagas em Canto Lírico, distribuídas entre Soprano, Mezzosoprano, Contralto, Tenor, Barítono e Baixo.
  • 40 vagas em Instrumentos de Música Popular Brasileira, incluindo Piano, Bateria, Sopros, Guitarra/Violão, Baixo, Canto e Acordeão.
  • 20 vagas para Quartetos de Cordas, formando 5 quartetos.

Os interessados devem enviar uma gravação de cinco a dez minutos, com repertório de livre escolha, e para instrumentos de cordas, incluir um movimento de obra de Bach. O cadastro deve ser feito com um link para a gravação, dados pessoais e um currículo resumido.

Além disso, o FEMUSC 2025 oferecerá 80 vagas para o Femusckinho (para crianças de 6 a 12 anos) e 80 vagas para o Femusc Jovem (para adolescentes de 12 a 17 anos). O Femusc Jaraguá, destinado a músicos locais e amadores a partir de 17 anos, também estará disponível para quem busca uma experiência não-profissionalizante. As inscrições para estes cursos ocorrem em novembro.

Fonte da Pauta:

Últimas notícias

Gravatal já tem 14 focos do Aedes aegypti em 2025

Um novo foco do mosquito Aedes aegypti (transmissor da...

32ª Festa do Peixe terá grandes atrações em Balneário Arroio do Silva

O primeiro fim de semana do mês de julho...

Mulher é presa por envolvimento com exploração sexual infantil

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 11, na região...

Congresso em Criciúma discute os desafios do sistema prisional e caminhos para a ressocialização

No próximo dia 24 de junho, Criciúma sediará o...

Faleceu aos 89 anos o Sr. Celestino Antônio Estevam mais conhecido por “Tim”

Faleceu ontem dia (11) no hospital de Urussanga aos...

Notícias Relacionadas