Limpeza dos Mares realiza etapa histórica na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo

No último sábado (7), ação especial pelo Dia Mundial dos Oceanos retirou mais de 900 kg de resíduos no litoral catarinense

Em homenagem ao Dia Mundial dos Oceanos, celebrado em 8 de junho, o projeto Limpeza dos Mares antecipou a data com mais uma etapa impactante: no sábado (7), mais de 900 kg de resíduos foram removidos da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, uma das áreas de conservação ambiental destinadas a preservar um espaço de grande importância biológica na costa catarinense. A ação contou com apoio logístico da equipe do ICMBio.
A iniciativa foi realizada pela Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Acquanauta Floripa e Mundo Mar, com patrocínio mantenedor do Fort Atacadista, parceiro do projeto há 8 anos, desde 2017. Dividida em duas frentes, a operação reuniu mergulhadores para a limpeza subaquática e voluntários em terra que atuaram nos costões da ilha. Entre os itens recolhidos estavam para-choque de carro, tampa de geladeira, brinquedos, capacetes, roupas, garrafas pet, galões e isopor.

Segundo Michele Ferrári, presidente do Instituto Limpeza dos Mares, a etapa foi marcada por um forte simbolismo. “Mergulhamos fundo para entregar o oceano um pouco mais limpo no seu dia”, afirma. Para o idealizador do projeto, Leandro “Mané” Ferrari, cada ação representa mais do que uma limpeza: “Estamos devolvendo esperança”.

Com 11 anos de atuação, o Limpeza dos Mares já retirou mais de 191 toneladas de resíduos de praias, mares, costões e rios em Santa Catarina. Além da coleta, o projeto realiza ações educativas, como palestras e sessões de cinema com foco na conscientização ambiental de crianças e jovens.
“Datas como o Dia Mundial dos Oceanos são emblemáticas e muito importantes para incentivar iniciativas como o Limpeza dos Mares a reforçarem seu propósito de conscientização, de disseminar para cada vez mais pessoas essa mensagem tão significativa. A saúde dos oceanos é a saúde de todos nós e a possibilidade de vislumbrarmos um futuro com maior conexão à natureza. E ver um projeto que foi tão pioneiro ganhar mais força e mais engajamento das comunidades a cada etapa, a cada ano, nos enche de alegria. Para nós do Fort Atacadista e para todos do Grupo Pereira é uma satisfação apoiar uma causa tão nobre, que nos possibilita ver na prática a sua efetividade”, relata Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.
A etapa especial na Ilha do Arvoredo também contou com o apoio de entidades como ICMBio, Prefeitura de Florianópolis, Programa Bandeira Azul, Marinha do Brasil – Capitania dos Portos de SC, SOAMAR SC, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar de SC e SEMAE SC.

Últimas notícias

Epagri apresenta estratégias para fortalecer a cadeia produtiva do leite

Na quinta-feira, 4, a Epagri sediou uma reunião em...

BALNEÁRIO RINCÃO | Natal do Rincão inicia com chegada do Papai Noel

A noite desta sexta-feira (5) foi marcada pela magia...

Teste toxicológico será obrigado aos motoristas de categorias A e B para 1ª CNH

O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira (4) o veto...

Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro

As retiradas em contas de poupança ao longo de...

Netflix anuncia compra da Warner por US$ 72 bilhões

A gigante do Streaming Netflix anunciou na manhã desta...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas