Com a conclusão da revitalização do trecho principal da rodovia Francisco Fernandes Pinho, antiga SC-436, a Prefeitura de Laguna já planeja uma nova etapa de melhorias para fortalecer a infraestrutura viária do município. A via é o principal acesso à cidade e recentemente passou por um processo de requalificação executado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Programa Estrada Boa.
O prefeito Preto Crippa afirma que o objetivo agora é avançar com novos investimentos. “Vamos elaborar uma nova ata de manutenção e desenvolver um projeto que contemple a construção de pistas marginais, calçadas e uma ciclovia. A intenção é buscar os recursos necessários junto ao Estado para concretizar essa próxima fase”, afirmou o gestor.
Intervenção
A primeira etapa da obra envolveu um trecho de 3,6 quilômetros, entre a BR-101 e a rotatória do Posto Gonçalves. Foram realizadas ações como a retirada do pavimento antigo, reestruturação da base da via e recapeamento completo. Também foram implantadas sinalizações horizontal e vertical, novos trevos tipo alemão, além de dispositivos de segurança viária.
Outro ponto importante foi a manutenção do viaduto sobre a linha férrea, que passou por melhorias estruturais e poderá, futuramente, ser ampliado. A revitalização também utilizou fresado asfáltico para facilitar o acesso às pistas marginais, contribuindo para a fluidez do tráfego e segurança dos motoristas.
O investimento total na obra chegou a R$ 1.653.249,38. A requalificação é considerada uma ação fundamental para o fortalecimento do turismo, da mobilidade urbana e do desenvolvimento econômico de Laguna.
Além de atender às demandas de infraestrutura, a obra também representa uma resposta às reivindicações da comunidade local, que há anos solicitava melhorias na principal via de entrada da cidade. A modernização da rodovia traz impactos diretos na qualidade de vida da população, além de atrair novos investimentos ao município.
DS