Laguna se organiza para realizar um Carnaval histórico em 2026, com uma programação ampla que valoriza a cultura popular, o samba e os tradicionais blocos de rua, além de eventos distribuídos por diferentes regiões da cidade.
A expectativa é receber cerca de 250 mil foliões ao longo dos dias de festa, impulsionando o turismo, a economia local e reforçando a identidade cultural do município. Um dos grandes destaques deste ano é o retorno dos desfiles das escolas de samba, que voltam a acontecer após 13 anos fora da programação oficial.
Para garantir a segurança do público, o planejamento prevê o reforço do efetivo das polícias Civil e Militar, além da atuação de aproximadamente 500 seguranças privados durante os dias de folia. Os blocos integrantes da Liga dos Blocos também terão percurso ampliado, com desfiles pelas avenidas João Pinho e Senador Gallotti, no Mar Grosso, e ponto de dispersão em frente ao Hotel Flipper, oferecendo mais espaço e organização para os foliões.
Atrações
A programação oficial inicia nesta sexta-feira, com o ensaio técnico das escolas de samba, marcado para as 20h, na Passarela do Samba, no trecho entre o Monumento do Trabalhador e o Tieli, no bairro Mar Grosso. No sábado, no mesmo local e horário, ocorre o desfile oficial das escolas de samba, celebrando o retorno de uma das principais tradições do Carnaval lagunense.
No domingo, a festa continua com o Bloco do Gui, que terá concentração na Praça República Juliana e desfile pelo Centro, passando pelo Bradesco, Mercado Público e retornando à praça, a partir do meio-dia. Com estrutura reforçada, diversidade de atrações e o resgate de tradições, Laguna aposta em um Carnaval memorável em 2026.
Fonte | Diário do Sul










