Laguna decreta regulamentação da lei sobre cães da raça pitbull; comercialização está proibida

O decreto que estabelece regulamentações complementares à lei estadual que dispõe sobre a criação, comercialização e circulação de cães da raça pitbull e derivados foi assinado na quinta-feira (11) pelo prefeito de Laguna, Samir Ahmad.

A responsabilidade pela fiscalização do cumprimento desta lei será da Flama, com apoio das secretarias municipais, incluindo a secretaria de Segurança e Ordem Pública e a Guarda Municipal.

Confira algumas das medidas apontadas no decreto:

– o uso obrigatório de dispositivos de segurança, como coleira, guia curta de condução, enforcador e focinheira para mastin-napolitano, bull terrier, american staffordshire, pastor alemão, rottweiler, fila, doberman, pitbull, bull dog e boxer;

– proibida a criação e comercialização de cães da raça pitbull e suas raças derivadas em Laguna;

– a esterilização de todos os cães da raça pitbull ou dela derivada torna-se obrigatória no município de Laguna;

– estabelecimento de um programa municipal para a esterilização gratuita ou subsidiada de cães da raça pitbull e derivados, com atenção especial a tutores de baixa renda;

– tutores ou responsáveis por cães das raças mencionadas serão plenamente responsáveis pelos danos físicos e materiais causados pelos animais aos usuários de espaços públicos.

Será criado um registro municipal obrigatório para todos os cães da raça pitbull e derivados, incluindo informações sobre o animal, seu tutor, a comprovação de esterilização e o uso de dispositivos de segurança.

“Laguna é o primeiro município de Santa Catarina a regulamentar a lei do pitbull, o que nos permitirá enfrentar com mais força essas pessoas que maltratam e tratam animal como objeto, instituindo multas e obrigando a castração da raça”, comemora o presidente da Flama, Dener Vieira.

As sanções para o descumprimento das disposições desta lei incluirão multas, apreensão do animal e outras medidas legais, conforme a gravidade da infração.

As multas arrecadadas serão destinadas a fundos específicos para o bem-estar animal, incluindo programas de esterilização, educação e cuidados veterinários.

FONTE / TEXTO: PORTAL SUL AGORA

Últimas notícias

Acidente de trânsito em Araranguá deixa vítima fatal

A guarnição do corpo de bombeiros de Araranguá foi...

PM cumpre mandados de prisão em Içara

A Polícia Militar cumpriu fois mandados de prisão l,...

INSS inicia comunicação oficial sobre descontos associativos

A partir desta terça-feira, 13 de maio, pessoas beneficiárias...

Prêmio ACMP de Jornalismo revela classificados de todas as regiões de Santa Catarina

Foram divulgados os classificados do 2º Prêmio ACMP de Jornalismo...

Vara Regional de Garantias em Tubarão reforçará legalidade e celeridade de ações penais

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 13 de...

Notícias Relacionadas