Justiça condena funcionário por desviar mais de R$ 300 mil de pequeno município de SC

Um ex-funcionário público foi condenado pela Vara Criminal da comarca de Curitibanos a nove anos, oito meses e 18 dias de reclusão, em regime fechado, pelo crime de peculato praticado 109 vezes. O réu, enquanto secretário de administração, finanças e planejamento e técnico de controle interno, se apropriou ilegalmente de mais de R$ 328 mil dos cofres de um pequeno município da região. Ele ainda terá que ressarcir esse valor à prefeitura.

Conforme os autos, os crimes ocorreram entre janeiro de 2019 e setembro de 2022. Para subtrair o dinheiro e obter a vantagem ilícita, o acusado utilizava as informações do tesoureiro a fim de acessar o sistema e as contas bancárias. Ele fazia isso quando o colega não estava na prefeitura, geralmente no intervalo do almoço ou após o expediente.

Por conta dos cargos que exerceu, transitava facilmente pelas salas, conhecia o procedimento utilizado para pagamento de valores a credores, o sistema utilizado e onde eram armazenadas as senhas para acesso. O dinheiro era transferido para uma conta em seu próprio nome, para a da esposa e a da mãe.

O juiz sentenciante considerou a atitude do acusado como de culpabilidade elevada por representar grave prejuízo ao erário do pequeno município, cuja arrecadação não é vultosa frente às necessidades de oferta de políticas públicas à população. “Certamente, o prejuízo de pouco mais de 300 mil reais aos cofres públicos configura severo desfalque ao ente público, de modo a revelar maior reprovabilidade da conduta”, pontua. O acusado confessou espontaneamente a prática dos crimes. A sentença do processo, que tramita em segredo de justiça, é passível de recurso.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI

Últimas notícias

ORLEANS | Estudante conquista medalha de bronze no Prêmio ACIC de Matemática

A Secretaria Municipal de Educação de Orleans tem a...

Três irmãos ficam presos a 100 metros de altura no alto da Big Tower, no Beto Carrero World

Uma família viveu momentos de tensão na tarde deste...

Florianópolis instala 34 estações de reparo gratuito para bicicletas em todas as regiões da cidade

A mobilidade por bicicletas em Florianópolis acaba de ganhar...

Detran/SC alerta para golpes envolvendo mensagens de suspensão da CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC)...

Faleceu aos 70 anos o Sr. Antenor Caetano Mazzuco

Faleceu hoje dia (10) ás 11h20 em sua residência...

Notícias Relacionadas