Na tarde desta quarta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar de Lages, pertencente ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), realizou o resgate de um jovem de 18 anos que ficou preso no topo de um pinheiro de aproximadamente 20 metros de altura, na localidade de Sítio Carúno, zona rural de Painel (SC).
Segundo informações do COBOM, por volta das 16h, moradores da região, que realizavam a coleta de pinhão, acionaram os bombeiros após o jovem subir na árvore e não conseguir descer, apresentando sinais de mal súbito.
Duas viaturas, incluindo a AR 104, foram deslocadas para o local com equipe especializada em salvamento em altura e os equipamentos necessários. Ao chegarem, os bombeiros encontraram o jovem consciente, porém desorientado, sem equipamentos de segurança e referindo mal-estar devido à altura.
Utilizando técnicas de salvamento vertical, os bombeiros montaram um sistema de ascensão com cabos e ascensores para alcançar a vítima. Após fornecerem os equipamentos de segurança, o jovem foi descido com segurança da copa da árvore.
O resgate durou cerca de duas horas. O jovem apresentava sinais de frio, leve desidratação e fraqueza, além de estar emocionalmente abalado. Ele relatou que havia iniciado a subida por volta das 14h, permanecendo na árvore por aproximadamente cinco horas.
Após o resgate, ele foi deixado aos cuidados da família. Os demais trabalhadores foram orientados sobre a importância do uso de equipamentos de segurança durante a coleta de pinhão.
São Joaquim Online