Jogar Mario pode aumentar o bem-estar de indivíduos com depressão

Um estudo realizado na Alemanha mostrou que jogar Mario pode ajudar indivíduos a diminuir significativamente sintomas de depressão.

Publicado na Frontiers in Psychiatry, o estudo comparou pacientes depressivos que foram submetidos a três diferentes métodos: o primeiro utilizou o tratamento tradicional (medicamentos e psicoterapia), o segundo grupo passou por um treinamento cognitivo e o terceiro jogou o jogo de Nintendo Switch, 3D Super Mario Odyssey.

Ao final do estudo, os participantes designados para jogar o jogo, relataram maior motivação para o tratamento em comparação com aqueles do grupo “CogPack”, a terapia cognitiva.

Video-games podem ajudar?

O autor do estudo, Moritz Bergmann, da University Hospital Boon, quis investigar se uma intervenção de seis semanas em videogame levaria a pessoas depressivas a terem uma melhora no quadro.

Para isso, ele seguiu três variáveis: motivação para o treinamento, melhorias no humor deprimido e nas funções de memória visuoespacial.

O jogo Super Mario Odyssey exige que os participantes naveguem em ambientes 3D enquanto dependem de processos da região do hipocampo do cérebro.

Dessa forma, o videogame poderia influenciar o desempenho em tarefas de memória mediadas pelo hipocampo, principalmente a memória visuoespacial.

Estudo aprofundado

Ao todo, o estudo envolveu 46 indivíduos com diagnóstico de depressão que relataram jogar pouco videogame em seus momentos de lazer.

Divididos em três grupos, os participantes foram submetidos a avaliações de sintomas de depressão, motivação para participar do treinamento cognitivo e aprendizagem visuoespacial.

Ao final do estudo, o resultado foi incrível, com participantes submetidos ao método de videogame com níveis positivos.

Resultados surpreendentes

Os resultados mostraram que a percentagem de participantes com níveis elevados de sintomas depressivos diminuiu mais no grupo “Super Mario Odyssey”. A redução foi quase pela metade!

Nos outros dois grupos, a redução foi menor.

Além disso, pacientes que jogaram o jogo relataram maior motivação para o tratamento em comparação com aqueles do grupo “CogPack”.

“Os resultados indicam que após seis semanas de treinamento o grupo de videogame 3D mostrou uma diminuição significativa na proporção de participantes com níveis clinicamente significativos de sintomas depressivos por autorrelato e uma motivação média de treinamento mais alta quando em comparação com o grupo de controle ativo”, disseram no estudo.

O estudo mostra que o treino com videogames pode ser uma intervenção rentável e viável para pacientes com transtorno depressivo maior, que pode ser usado em conjunto com tratamentos e terapia regulares.

Com informações de PsyPost.

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