Jaraguá do Sul tem explosão de casos de dengue e decreta emergência

O prefeito Jair Franzner assinou na tarde desta quarta-feira (28), o Decreto nº 18.022/2024, que declara Situação de Emergência e Estabelece Medidas de Prevenção e Combate à Proliferação do Aedes Aegypti em Jaraguá do Sul

De 1º de janeiro a 27 de fevereiro de 2024, foram confirmados 124 casos, o que representa mais de 1.800% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que, destes, 77 casos foram contraídos dentro do próprio Município.

Conforme o decreto, os órgãos públicos municipais deverão instituir, permanentemente, um momento semanal para realizar atividades de conscientização e prevenção à dengue, eliminando todos os objetos e materiais que possam ser criadouros do Aedes aegypti. O dia da semana será determinado conforme a organização de cada setor, sendo que a primeira ação será feita nesta sexta-feira (1).

A iniciativa conta com o apoio de entidades como Acijs, CDL, Polícia Militar, Regional de Saúde, Câmara de Vereadores e Coordenadoria Regional da Defesa Civil e Secretarias Municipais.

“Se cada um fizer a sua parte na luta contra a dengue, vamos conseguir frear o avanço da doença. Uma vistoria semanal no terreno, em volta da casa e ambiente de trabalho, para eliminar pontos com água parada, fará a diferença”, afirmou o prefeito Jair Franzner.

O decreto estipula que, em todos os prédios e espaços públicos das secretarias, autarquias, fundações, praças e parques municipais, as plantas que podem acumular água das chuvas sejam gradualmente substituídas por outras que não ofereçam risco de proliferação do Aedes aegypti e outros vetores.

Uso do fumacê em Jaraguá do Sul

Integrando as ações de combate à dengue, neste sábado (2), será realizado o uso da técnica conhecida como fumacê no bairro Água Verde. A aplicação de inseticida peridomiciliar, conhecida como fumacê, é uma medida utilizada para combater mosquitos adultos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Isso é feito liberando uma “nuvem” de fumaça contendo baixas doses de um inseticida chamado Cielo-ULV. O objetivo principal é eliminar os mosquitos e reduzir a transmissão dessas doenças.

O fumacê é aplicado ao redor das casas por um agente de endemias utilizando uma bomba intercostal, dispersando a névoa de inseticida, atingindo áreas onde os mosquitos se escondem e se reproduzem, contribuindo para proteger as comunidades contra doenças transmitidas por esses insetos.

A aplicação visa eliminar o mosquito na fase adulta que está próximo as residências que serão trabalhadas.

Cuidados da população após a aplicação

Durante a aplicação, é essencial que os moradores deixem seus imóveis, mantendo portas e janelas abertas. Recomenda-se, ainda, a proteção de alimentos, animais domésticos, aquários, aves e abelhas antes do início da aplicação. O retorno ao imóvel é aconselhado 30 a 40 minutos após o término da aplicação.

Outras orientações incluem:

Manter aquários, gaiolas, alimentos e vasilhas cobertos até 02 horas após a aplicação do inseticida;

Pessoas doentes, idosas, alérgicas e recém-nascidos devem permanecer em locais mais afastados por até 02 horas após a aplicação;

Hortas e árvores frutíferas: higienizar adequadamente antes do consumo;

Proprietários de animais de estimação, devem colocá-los em um cômodo fechado durante a pulverização do inseticida e liberá-los após 30 a 40 minutos. Recipientes de água e comida dos animais também devem ser recolhidos.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti reforça que mesmo com a aplicação do inseticida peridomiciliar, é fundamental que os munícipes mantenham os cuidados preventivos contra a dengue em suas residências, evitando locais propícios para a proliferação do mosquito e sigam utilizando repelente.

A conscientização e a ação coletiva são essenciais para mantermos nossa cidade livre dessa doença. Faça a sua parte! Proteja sua família e contribua para uma Jaraguá do Sul mais segura e saudável.

 

Fonte: OCP NEWS

Últimas notícias

Inverno para primavera: como cuidar da pele nessa transição de clima

Com a chegada da primavera, o corpo sente os...

BOM JARDIM DA SERRA | Acidente revela carro abandonado ás margens da rodovia

Um veículo Renault Sandero com placas de Lauro Müller...

Projeto que exige maior segurança em novas escolas de SC avança na Alesc

Por unanimidade de votos, a Comissão de Constituição e...

SERRA | Vacaria quer Festa Nacional da Maçã, mas São Joaquim reivindica legado histórico

A recente divulgação de que o município gaúcho de Vacaria pretende...

Governo de SC distribui mais 3 mil aparelhos de ar-condicionado para as escolas estaduais

Os novos aparelhos de ar-condicionado adquiridos para as escolas...

Notícias Relacionadas