Itália estuda cassar habilitação de quem abandona animais da rua

A Itália pode aprovar uma lei para cassar a carteira de motorista de quem abandonar animais domésticos em ruas ou estradas. A proposta já está tramitando na Câmara dos Deputados e foi aprovada na Comissão de Transportes da casa em forma de emenda ao Código de Trânsito.

Assim que li esta notícia, eu liguei para o deputado federal Bruno Lima, defensor da causa animal, e ele disse que, sim, é possível fazer algo assim no Brasil.

“Hoje abandono de animais no Brasil é um crime ambiental que se enquadra como maus-tratos, com pena de dois a cinco anos que pode aumentar se o animal morrer, mas neste caso específico de uso de veículo é possível sim pensar em um projeto semelhante por aqui”, me explicou ele.

A gente sabe que apesar de uma evolução nos últimos anos, as leis que protegem os animais no Brasil ainda são muito fracas e é quase impossível conseguir punição adequada para quem abandona ou agride animais. Então, qualquer ideia deve ser estudada.

Na Itália, o texto foi proposto pelo partido Liga. Em nota, os deputados responsáveis pelo texto lembraram que o abandono aumenta por lá no verão, assim como acontece aqui no Brasil, quando gente sem sentimento simplesmente larga estes animais indefesos em qualquer lugar para “aproveitar” as férias.

Os italianos querem acabar com esta prática cruel e sabem que só punição de verdade pode fazer isso. Em nota, o partido comemorou o avanço: “Zero tolerância para quem abandona seu animal de estimação, especialmente se houver um acidente rodoviário”.

O Brasil hoje tem muitos políticos que defendem a causa e isso é o único caminho para proteger os animais: leis duras para punir quem não tem respeito por eles.

A gente sabe que prisão, que seria o ideal, é difícil. Então medidas como esta da revogação da carteira de habilitação pode ser um caminho muito mais eficaz do que doação de cestas básicas ou pagamento de multas irrisórias que é a punição que acaba sendo adotada por aqui é a gente tá cansado de sabe isso não coíbe mesmo as atitudes de gente cruel.

Bora tirar a carteira de motorista desta turma. Gostei.

Últimas notícias

Violência contra a mulher: denúncias ao Ligue 180 crescem 25% em 2023

A Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180,...

Vereadores de Orleans se reuniram nesta segunda dia 26 para tratar de vários assuntos

Os vereadores de Orleans se reuniram nesta segunda-feira dia...

Gaeco deflagra Operação Publicanos em combate à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro

Na manhã de segunda-feira, 26/2, o Grupo de Atuação...

Polícia Militar desarticula laboratório de drogas sintéticas em Florianópolis

Na noite de domingo, 25, a Polícia Militar de...

Notícias Relacionadas