A inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente na rotina de trabalho de diversas áreas. Ferramentas que escrevem textos, atendem clientes, analisam dados e auxiliam em diagnósticos já são realidade em muitos setores — e o movimento de adaptação a essas tecnologias já começou também na região sul de Santa Catarina.
Cidades como Imbituba, Laguna, Garopaba e Paulo Lopes estão dando os primeiros passos para preparar a população para as mudanças no mercado de trabalho. A proposta é garantir que os moradores tenham acesso a conhecimento e capacitação relacionados à nova era digital.
Em Imbituba, o projeto Imbituba Conecta promove encontros, oficinas e atividades voltadas à tecnologia e ao empreendedorismo digital. A iniciativa busca aproximar jovens, profissionais e empreendedores das ferramentas mais atuais, incluindo o uso da inteligência artificial para criação de conteúdo e atendimento virtual.

Na cidade de Laguna, o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) passou a oferecer cursos gratuitos voltados à área da tecnologia, como lógica de programação e redes de computadores. As capacitações estão atraindo principalmente jovens em busca de qualificação para um mercado cada vez mais exigente e tecnológico.
As iniciativas mostram que o avanço tecnológico não está restrito às grandes capitais. O acesso à educação e à capacitação técnica é essencial para que as oportunidades trazidas pela IA também beneficiem as regiões fora dos grandes centros urbanos.
Ao mesmo tempo, a chegada da inteligência artificial levanta desafios importantes, como o acesso igualitário à informação e o preparo adequado para lidar com novas funções e modelos de trabalho. O uso responsável e inclusivo da tecnologia será um dos principais fatores para garantir que ninguém fique para trás nesse novo cenário.
Fonte: A Hora