Inspirado na Natura, Plano de Saúde São José abole uso de copos plásticos

Operadora distribuiu copos e canecas térmicas e personalizadas aos 50 colaboradores nessa segunda-feira

Pensando na sustentabilidade e na responsabilidade ambiental, o Plano de Saúde São José tem aderido inúmeras práticas nos últimos anos como, por exemplo, evitar o uso de papel e utilizar as carteirinhas do plano apenas de maneira digital, por meio de aplicativo.

Agora, a nova medida é o fim da utilização de copos plásticos pelos colaboradores no ambiente de trabalho. A mudança passa a valer a partir desta terça-feira, dia 17. Para isso, cada colaborador foi presenteado com uma caneca térmica e um copo térmico com canudo.

A ação amplia a política de redução de resíduos da operadora e tem como inspiração a Natura, gigante brasileira de cosméticos. Em maio, a gerente operacional do Saúde São José, Jeniffer Gomes, participou de uma visita técnica a uma das fábricas da empresa, em São Paulo, durante o programa de inovação corporativa Compass, realizado pela Alfa Comunicação e Conteúdo e a Bossa Experiências Criativas. “Comunicamos a mudança junto à entrega dos kits. Já temos conversado sobre isso há bastante tempo e vários colaboradores já demostravam boa vontade pelo fim do plástico. Claro que precisamos nos adaptar e que mudar um hábito exige dedicação, mas estamos animados e empenhados”, destaca Juliana Zeferino Aléssio, gerente administrativa do Plano de Saúde.

A Irmã Maria Felicita Henz, presidente do Plano foi peça fundamental para a decisão. “O pessoal aqui já sabe que eu pego no pé mesmo. Pra que tanto copo, tanto plástico? Temos visto tantos desastres ambientais ultimamente, tanta desgraça, e cada vez mais precisamos fazer nossa parte. O planeta é nossa casa e precisamos ser responsáveis com ele. A partir de agora, da recepção pra dentro, não teremos mais copos plásticos”, defende a Irmã.

A iniciativa foi bem recebida pelos colaboradores. “Aqui no setor nós já usávamos garrafinhas plásticas, por isso estávamos até combinando de comprar copos térmicos como esse. Agora que ganhamos ficou melhor ainda”, conta Debora Sena, a atendente administrativo que já colocou o copo em uso.

Segundo a direção do Plano, o atual estoque de copos plásticos será disponibilizado na recepção do local para uso apenas de clientes e visitantes. Depois que acabarem, serão substituídos por copos de papel recicláveis.

“Fizemos um investimento importante para essa mudança. Em termos financeiros, o retorno financeiro deve levar cerca de três anos. Além disso, os copos recicláveis de papel que adotaremos para servir os clientes e visitantes também custam mais caro. A mudança de cultura que defendemos, no entanto, está acima.. Temos 50 colaboradores, 19 mil beneficiários e diversas grandes empresas como clientes. Se nós tocarmos e inspirarmos essas pessoas à mudança, o impacto será ainda maior. Acreditamos que boas práticas tendem a ser multiplicadas”, destaca Jennifer Gomes, gerente operacional do plano.

Fim do uso de copos plástico não é ação isolada

O fim dos copos plásticos se soma a diversas ações visando diminuir o impacto ambiental e já estão em prática na empresa. O aplicativo é o meio que conecta boa parte das inovações. Pela ferramenta o usuário acessa a carteirinha digital, já que as físicas foram extintas, além de acessar os boletos. “Esse trabalho começou há alguns anos, quando passamos a digitalizar todo o nosso arquivo que era impresso. Tínhamos três salas cheias de papeis, já que cada um dos 19 mil beneficiários tinha pelo menos 10 folhas assinadas conosco. Isso sem contar aqueles clientes antigos. Agora, todos os contratos são assinados de maneira digital e as documentações também são armazenadas em nuvem”, detalha Jeniffer. “Além de otimizar espaço e tempo, isso também trouxe mais segurança para os clientes”, complementa.

A expectativa é de que ainda este ano outra medida visando o meio ambiente seja implantada. “Até o fim do ano as autorizações de exames, consultas e procedimentos também não serão mais impressas. O cliente fará isso por meio do aplicativo, sem a necessidade de que o documento seja impresso, assinado e arquivado. São pequenas atitudes, mas que somadas trazem um impacto significativo no nosso dia a dia”, projeta Juliana Zeferino Aléssio.

Texto e fotos: Karol Carvalho / Alfa Comunicação e Conteúdo

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