Inscrições para cursos voltados aos trabalhadores da Assistência Social de SC abrem na segunda

Em Santa Catarina as inscrições para os primeiros cursos do Programa Nacional de Capacitação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Capacita Suas) abrem na segunda-feira, 30, e os profissionais interessados já poderão garantir a sua vaga. No estado, o programa foi retomado após seis anos por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.

A secretária da Assistência Social, Maria Helena Zimmermann, ressalta que a retomada será fundamental para garantir formação e capacitação permanente para profissionais da Assistência Social e que isso reflete na melhoria do atendimento. “Com o Capacita Suas poderemos aprimorar ainda mais a gestão do Suas em Santa Catarina e nos municípios”, disse.

Serão quatro cursos no formato de Educação à Distância para os municípios de Santa Catarina. São eles: Atualização sobre Especificidade e Interface da Proteção Social Básica do Suas; Atualização sobre o Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial; Atualização em Vigilância Socioassistencial e Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas. As 3.652 vagas serão distribuídas entre a Gestão Estadual; secretária executiva do conselho; conselheiros estaduais e sociedade civil e titulares e suplentes do Núcleo de Educação Permanente de Santa Catarina.

O público de cada curso está relacionado à função que exerce como gestão, provimento e controle social. As primeiras inscrições que serão abertas no dia 30 são para o curso Atualização sobre Especificidade e Interface da Proteção Social Básica do Suas. O prazo vai até o dia 15 de dezembro.

Reativação do Núcleo de Educação Permanente

A gerente de Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social da SAS, Vandilene Martins, explica que outra conquista foi que o Governo do Estado reativou o Núcleo de Educação Permanente (Nuep). Ele tem representantes de instituições de nível superior públicas e privadas, do Conselho Estadual de Assistência Social, dos usuários e trabalhadores de Assistência Social, do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), entre outros. Ele trabalha na elaboração do Plano Estadual de Educação Permanente e contribui para todas as capacitações com base nas demandas dos municípios.

 

Colaboração: Helena Marquardt / Ascom SAS.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Últimas notícias

Faleceu aos 75 anos o Sr. Santos Nunes Felizardo

Faleceu ontem ás 23:30 no hospital de Forquilhinha aos...

Urussanga firma parceria com Casa Guido para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

A Prefeitura de Urussanga firmou uma parceria com a...

Trabalhadores poderão ter CNH de forma gratuita

O governador Jorginho Mello assinou a abertura do primeiro...

Uma tonelada de tainha apreendida é doada

Um flagrante de pesca ilegal feito pela Polícia Militar...

Fechamento da agência de Correios de São João do Sul

A Agência de Correios de São João do Sul,...

Notícias Relacionadas