Produtores de geleias simples e mistas podem participar da primeira edição do Prêmio CNA Brasil Artesanal de geleia 2025.
O principal requisito para o concurso é ter produção anual de até 50 toneladas de geleia e atender à legislação vigente. Para se inscrever, basta preencher uma ficha disponível no site do Sistema CNA/Senar.
Após a inscrição, o produtor deverá enviar uma quantidade mínima de um quilo da geleia dividida em, pelo menos, seis embalagens individuais para avaliação. O regulamento do prêmio também está disponível para consulta.
O concurso é promovido pela CNA em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/SAA-SP) e o Sebrae Nacional. Os interessados vão concorrer nas categorias simples e mista.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que Santa Catarina possui uma histórica tradição no cultivo de frutas e na produção de geleias. “Nosso produtor utiliza técnicas que garantem um excelente sabor com ingredientes frescos e naturais, utilizando receitas que, muitas vezes, vêm de geração em geração. Temos consciência da qualidade desses produtos e, por isso, reforçamos o convite aos produtores catarinenses para que façam a inscrição para o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2025. É uma excelente oportunidade para valorizar ainda mais as geleias catarinenses e demonstrar todo esse potencial ao Brasil”.
Avaliação – O Prêmio CNA Brasil Artesanal Geleias será realizado em três etapas de avaliação. Na primeira, as amostras serão analisadas por um júri técnico, sem identificação do produto. Os especialistas vão escolher, de acordo com critérios técnicos, as dez melhores geleias, cinco em cada categoria.
A segunda fase será feita por um júri popular, que também fará a avalição sem a identificação do produto. A última terá a avaliação das histórias dos produtores.
Para esta edição, está previsto um bônus de 10% sobre a pontuação final para os produtores de geleias que cultivam matérias-primas para fabricação de seus produtos.
Os cinco finalistas das duas categorias, simples e mista, serão premiados com valores em dinheiro. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
ARTESANAIS E TRADICIONAIS
A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal acontece desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais, mel e cerveja. Acesse regulamento https://www.cnabrasil.org.br/storage/arquivos/pdf/regulamento-PBA2025-geleias_minuta-10_12_24-SGDOC-014.009593_2024-04-1.pdf e faça a sua inscrição .
*Com informações da CNA