Anunciado em dezembro, ontem (segunda-feira – 10) foi dia de Içara, representada pela prefeita Dalvania Cardoso (PL), buscar o Selo Ouro pelo Compromisso Nacional com a Alfabetização 2024, em Brasília. A cidade catarinense inclusive se destacou dos demais municípios da Amrec, por ter alcançado a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação: 100 pontos.
“O que coroa todo um conjunto de esforços da nossa Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia em prol da alfabetização, uma fase tão importante para os nossos estudantes”, destaca a prefeita, lembrando que para conquistar o prêmio, Içara realizou diversas ações. “Passamos, por exemplo, a acompanhar a aprendizagem dos estudantes por meio de ciclos de avaliação e análise dos resultados; implementamos o Cantinho da Leitura nas turmas de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental; oferecemos a oportunidade de recuperação e recomposição das aprendizagens em defasagem; oportunizamos formações para os professores; ações de reconhecimento das boas práticas e distribuímos materiais complementares”, acrescenta.
Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 – Lançado em setembro do ano passado, a iniciativa do Ministério da Educação destaca o trabalho das secretarias de educação na alfabetização das crianças, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e é uma forma simbólica, não financeira, de reconhecer os esforços das gestões estaduais, municipais e distrital em assegurar o direito à alfabetização das crianças.
O Selo Bronze é conferido às secretarias de educação que alcançarem pontuação entre 45 e 64 pontos. O Selo Prata é destinado às secretarias de educação que obtiverem pontuação entre 65 e 84 pontos. Já o Selo Ouro é conferido às secretarias de educação que obtiverem pontuação entre 85 e 100 pontos.
Colaboração: Decom PMI