Içara recebe primeira plenária de Educação e Desenvolvimento da Facisc no Extremo Sul

O encontro na Librelato reuniu lideranças empresariais, universitárias, autoridades públicas e representantes da sociedade civil para discutir o papel estratégico da educação no desenvolvimento econômico e social do Extremo Sul catarinense.

“Falar sobre desenvolvimento sem falar sobre educação é um erro estratégico. E da mesma forma, falar sobre educação sem considerar os desafios e as oportunidades do setor produtivo é uma desconexão da realidade”, destaca a vice-presidente regional da Facisc, Thayni Librelato. “Nosso papel enquanto lideranças é criar ambientes que gerem acesso ao conhecimento e estimulem a inovação. Isso só se faz com diálogo, colaboração e visão de longo prazo”, completa.

“A transformação de uma sociedade se faz pela Educação. É por este motivo que temos olhado para o tema, seja com a implantação da primeira turma de robótica da cidade, o programa Jovem Aprendiz ou o projeto Geração Empreendedora, ambos desenvolvidos na ACII, mas por meio também de muitas parcerias, principalmente com o Poder Público”, completa o presidente da Associação Empresarial de Içara, Marco Aurélio Périco Góes. 

Formação qualificada

A Regional do Extremo Sul da Facisc, composta por 27 municípios e 12 associações empresariais, representa 8,7% da população catarinense, 6,7% do PIB estadual e 6,4% da arrecadação de ICMS. É a 5ª maior economia do estado e a 4ª em população. São números que demonstram a importância de políticas integradas para o fortalecimento da região.

“Sempre pergunto para quem busca emprego qual a sua especialidade. Muitos dizem que fazem de tudo. Para esses, indico que façam a preparação de uma carreira.  Hoje somos a maior parceira da Fiesc para a formação profissional em Santa Catarina. Temos aulas em diferentes empresas para qualificar os trabalhadores às oportunidades da nossa cidade”, lembra a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

“Vimos aqui as necessidades de mão de obra qualificada, que é importante às nossas instituições, como um todo, se colocaram à disposição para ajudar e auxiliar”, indica o reitor da Unibave, Guilherme Valente de Souza. “Com o Programa Universidade Gratuita, o número de alunos cresceu. E essa formação fará diferença no mercado de trabalho muito em breve. É um avanço para toda a sociedade”, lembra o reitor da Satc, Carlos Antonio Ferreira.

“Quando os primeiros imigrantes chegaram aqui, tinham uma enxada na mão, uma terra prometida e precisaram se organizar em comunidades para poder viabilizar a infraestrutura, viabilizar a educação para os filhos. Foi o associativismo que fez a diferença em nossa história. Essa mesma vontade de crescer em conjunto continua gerando impacto por meio das instituições comunitárias no desenvolvimento de toda a região”, pontua a vice-reitora da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

Içara News

Últimas notícias

Atletas da região se destacam em São Paulo

Os atletas de Braço do Norte Letícia Cardoso e...

Santa Catarina tem 20,2 mil contratos e R$ 146,2 milhões em empréstimos no Crédito do Trabalhador

Com 20.264 contratos negociados entre 21 de março e...

MEC divulga resultado preliminar do Pé-de-Meia Licenciaturas

O resultado preliminar do Pé-de-Meia Licenciaturas, programa do Governo...

Justiça nega indenização para dupla que perdeu voo por atraso de ônibus em 30 minutos

A 1ª Vara Cível da comarca de Criciúma negou...

Cerca de 600 pessoas assistiram ao Grupo Cultura Mamoeira no primeiro dia de apresentações nas Escolas de Criciúma

O Coletivo Cultura Mamoeira, de Criciúma, iniciou nesta segunda-feira...

Notícias Relacionadas