IÇARA | Com a chegada do verão, um alerta para prevenção da dengue na cidade

O alerta também se estende às empresas instaladas no município

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas e das chuvas, o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, cresce significativamente. Diante desse cenário, o Governo Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o alerta à população para que redobre os cuidados em residências, pátios, empresas e terrenos.

O calor aliado à água parada cria o ambiente ideal para a reprodução do mosquito, tornando a prevenção uma responsabilidade coletiva. A orientação é para que cada morador faça uma vistoria frequente em sua casa e no entorno, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água.

Entre os principais locais que podem se transformar em focos do Aedes aegypti estão folhas de coqueiros e outras árvores acumuladas no chão, bromélias, calhas entupidas, ralos, entulhos de construção, pneus, lonas, caixas d’água destampadas, baldes, garrafas e outros recipientes deixados a céu aberto.

O alerta também se estende às empresas instaladas no município. Içara está em constante desenvolvimento e é considerada uma importante porta de entrada do Sul do Estado, às margens da BR-101, recebendo diariamente caminhões e cargas vindas de diversas regiões do país. Esse intenso fluxo exige ainda mais atenção, já que recipientes, embalagens e materiais transportados podem se tornar potenciais criadouros do mosquito.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, o combate à dengue exige vigilância constante e participação coletiva. “A busca é permanente e o trabalho continua no sentido de conscientizar. Içara é uma cidade que cresce muito, está localizada às margens da BR-101 e isso requer ainda mais atenção. Esse cuidado não se faz sozinho. É fundamental a participação da comunidade em manter recipientes, pátios e terrenos sem água parada, para reduzir cada vez mais o número de focos e evitar a doença. Dengue é assunto sério e precisamos da colaboração de toda a população”, destaca.

Além das ações individuais, a Secretaria de Saúde reforça a importância do trabalho realizado pelos agentes de endemias do município. Eles estão percorrendo bairros, empresas e comunidades com foco na prevenção e na orientação da população.
A administração municipal pede que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. O trabalho é educativo e preventivo, sem caráter punitivo. “Os agentes não estão nas ruas para multar ou penalizar, mas para orientar, conscientizar e ajudar a população a evitar a doença”, reforça o secretário.

A Prefeitura de Içara reforça que a prevenção começa dentro de casa e que pequenas ações diárias fazem toda a diferença. Eliminar a água parada é a forma mais eficaz de proteger a saúde da família e de toda a comunidade.

Içara News

Últimas notícias

SANGÃO | Carreta tomba e pega fogo

Uma carreta carregada com cebolas tombou e pegou fogo...

STF forma maioria de votos contra marco temporal de terras indígenas

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quarta-feira (17)...

PL da dosimetria é aprovado pelo Senado e segue para sanção

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (17), o...

Faleceu aos 64 anos a Sra. Maria Magali Netto Soares

Faleceu ontem dia (17) ás 20h no hospital da...

Grave acidente entre motos deixa três feridos e um morto no interior de Orleans

Na noite desta terça-feira (16), por volta das 21h07,...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas