Içara atinge o melhor resultado da Região Carbonífera na alfabetização de crianças

Município se destacou em exame do Ministério da Educação com os alunos do 2º ano do ensino fundamental

A rede municipal de ensino de Içara obteve o melhor resultado da Região Carbonífera (Amrec) na alfabetização de crianças até o 2º ano do ensino fundamental. Com um percentual de 70% dos alunos sabendo ler e escrever, o município ainda ficou entre as três maiores notas de Santa Catarina, considerando as cidades com mais de 50 mil habitantes.

O exame foi aplicado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada. “Essa iniciativa é fundamental para monitorar e avaliar a qualidade da alfabetização. Isso nos permite um olhar mais ampliado das nossas principais carências a fim de pensarmos em políticas públicas para melhorarmos cada vez mais os nossos índices”, pontua a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara, Nerilda Felisberto.

Içara também detém o primeiro lugar da Amrec no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre os ensinos infantil e fundamental. “Educação é a nossa prioridade absoluta. Além de investirmos em profissionais qualificados, também oferecemos uma estrutura que permita atender a todas as necessidades para um ensino de qualidade. Lugar de criança é na escola”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso.

“Celebrar é importante, mas a jornada continua. Não iremos nos contentar até que todas as crianças içarenses sejam alfabetizadas na idade certa. Avançamos bastante nos últimos anos, principalmente depois de tempos difíceis impostos pela pandemia, mas o caminho ainda é longo”, ressalta a coordenadora dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal, Patrícia Tomasi.

O resultado de Içara esteve acima da média estadual, que registrou um percentual de 61%, e nacional, que atingiu 56%. Participaram do exame todos os alunos de 6 e 7 anos que estudam em instituições públicas.

Colaboração: Prefeitura de Içara/Comunicação

Últimas notícias

Campanha busca fortalecer setor de exportação

A campanha tem dois eixo A ApexBrasil lançou uma campanha...

Inspeção por câmera com IA auxilia exportação

“Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa" Os avanços...

Farol de Santa Marta terá tour guiado com acesso ao topo de 17 a 23 de junho

Dos dias 17 a 23 de junho, das 9h...

Prazo para alistamento acaba em 15 dias

empo de permanência na Marinha, Exército ou Aeronáutica é...

Drogas são apreendidas em barreira policial no Farol de Santa Marta

A ação foi realizada durante barreira policial montada na...

Notícias Relacionadas