A Polícia Civil prendeu, na tarde de ontem, um homem de 30 anos suspeito de extorquir um morador de Tubarão por meio do chamado “golpe do nude”. A prisão foi realizada por agentes da Delegacia de Investigação Criminal (DIC) da Cidade Azul em um supermercado de Florianópolis.
Segundo a investigação, em julho deste ano, a vítima fez uma videochamada de teor sexual com uma pessoa que havia conhecido em um site. Essa conversa foi gravada e o suspeito passou a ameaçar divulgar o conteúdo íntimo, exigindo transferências em dinheiro. A vítima acabou enviando R$ 4.500 em duas transações.
Durante o inquérito, a DIC identificou o suspeito, natural de Viamão (RS) e morador da capital catarinense. Ele já tinha histórico semelhante registrado em Rondônia. A prisão preventiva foi autorizada pela Justiça de Tubarão.
Após ser capturado, o homem foi levado à Central de Plantão Policial de Florianópolis e, depois, encaminhado ao sistema prisional, onde segue à disposição da Justiça.
Extorsão
A Polícia Civil detalhou que esse é um típico caso de “golpe do nude”, também chamado de sexextorsão, em que um criminoso obtém, em regra, por meios virtuais, imagens de cunho sexual da vítima, passa a constrangê-la dizendo que vai divulgar as imagens e, com isso, busca a obtenção de vantagem econômica indevida por meio de grave ameaça.
DS