O Grupo Cyathus Teatro de Animação, de Nova Veneza, representou o Brasil em um festival de teatro em La Paz, na Bolívia, no último fim de semana. Foram quatro apresentações no Festival Titirikuti, com o espetáculo Pulcinella no Canto da Cidade.
O ator e bonequeiro Marcelo Ciepielewski e a atriz Victória João estiveram em cena em uma escola, no Centro Cultural Wawastinkuy Wasi, e também na Praça Mirante Montículo, no Centro de La Paz. Conforme Victória, a apresentação na escola foi destinada a alunos que têm aulas da disciplina de português. “Assim como nós temos aulas de espanhol, na escola eles têm português. Então foi também um exercício para eles poderem treinar essa conversação”, explica.
Os artistas destacam a receptividade do público durante as apresentações, especialmente das crianças. “Fomos muito bem recepcionados, e as apresentações foram lindas. Guardaremos sempre a Bolívia em nossos corações”, afirma Victória. Além do grupo sul-catarinense, o festival contou com a participação de grupos da Argentina, do Equador e de artistas bolivianos.

Pulcinella no Canto da Cidade
O espetáculo, que tem direção do mineiro Vitor Ribeiro, utiliza a técnica do teatro de bonecos popular italiano e foi montado ao longo de 2025. Atualmente, Pulcinella no Canto da Cidade está em circulação no município de Nova Veneza. A agenda será retomada assim que os artistas retornarem da Bolívia, com apresentações em escolas e praças públicas ao longo dos meses de outubro e novembro.
A montagem e circulação fazem parte do projeto Kombinando com Bonecos, aprovado pelo PIC – Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo de Santa Catarina, com realização da Enluaratus Comunicação e incentivo da Coopera, Tintas Farben e Metalúrgica Spillere, além do apoio da Prefeitura de Nova Veneza.
Fonte da Informação | Antonio Rozeng