Gravatal já tem 14 focos do Aedes aegypti em 2025

Segundo o agente de endemias André Avelino, o número de focos registrados até o momento dobrou

Um novo foco do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) foi identificado no Centro, em Gravatal. Segundo o agente de endemias André Avelino, o número de focos registrados até o momento dobrou em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Em junho de 2024, tínhamos sete focos. No total, foram 19 ao longo do ano. Já em 2025, até o início de junho, identificamos 14 focos, e esse número deve ser ultrapassado em breve, apesar das ações intensificadas. No entanto, ainda não consideramos que o município esteja infestado. Estamos tomando todas as medidas para evitar isso e contamos com o apoio da população. É fundamental eliminar água parada e manter terrenos e residências limpos”, destacou.

Para reforçar o combate ao mosquito, a secretaria municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, iniciou em maio uma nova etapa no enfrentamento ao Aedes aegypti. A principal medida foi o tratamento perifocal — aplicação de inseticida em áreas classificadas como pontos estratégicos, como locais com alto risco de proliferação devido ao acúmulo de água, como oficinas, borracharias, ferros-velhos, cemitérios, garagens e centros de reciclagem.

Em Gravatal, dois desses pontos foram mapeados e receberam aplicação do inseticida de última geração, fornecido pelo governo do Estado, segundo a prefeitura. O produto é aplicado diretamente em superfícies como muros e paredes. Esta foi a primeira vez que o município utilizou esse método, cuja segunda etapa está prevista para julho.

Participação

“O aumento expressivo no número de focos acende um sinal de alerta e reforça a importância da participação comunitária nas ações de prevenção”, acrescentou André.

Fonte; Diário do Sul

Últimas notícias

Homem é morto a tiros na madrugada em festa às margens da SC-114, próximo ao Boqueirão em São Joaquim

Um homem foi morto a tiros na madrugada deste...

LAURO MÜLLER | Casal é preso por estupro de vulnerável

Um casal foi preso em flagrante na noite de...

Falta de tempo é a maior barreira para consumo de cultura, diz estudo

Em seguida, vem a falta de interesse (29%) e...

JAGUARUNA | Suspeito de assalto a idosos é preso

A Delegacia de Jaguaruna prendeu, nos últimos dias, o...

Santa Catarina entra em alerta para temporais a partir de hoje domingo (7)

Santa Catarina deve ter um domingo (7) com predomínio...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas