Governo estende vigência para controle da influenza aviária

Importante ressaltar que não há registro da doença na avicultura comercial ou na de subsistência

O governo estadual prorrogou o estado de emergência em saúde animal para o enfrentamento da influenza aviária de alta patogenicidade. A decisão, conforme o Decreto 57.439/2024, foi oficializada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (22/1) e permanecerá em vigor até 22 de julho de 2024. A medida acompanha a orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária, que estendeu a emergência em todo o território nacional por mais 180 dias.

Segundo o levantamento da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), o estado está há 41 dias sem registrar mortalidade de animais, principalmente mamíferos aquáticos, que foram os últimos focos da gripe aviária. Importante ressaltar que não há registro da doença na avicultura comercial ou na de subsistência.

A decisão de manter a emergência zoossanitária ativa tem como objetivo agilizar questões administrativas e jurídicas. Isso permite uma aquisição mais rápida de equipamentos e produtos quando necessário, além de facilitar o acesso a recursos disponíveis para combater a doença. O diretor adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Francisco Lopes, destaca que a prorrogação auxilia e dá prioridade para as ações de controle da doença. Ele ressalta que, apesar da redução dos registros de mortalidade de animais silvestres, o Serviço Veterinário Oficial permanece em alerta, monitorando a influenza aviária em todo o Estado e promovendo ações de vigilância e educação sanitária.

AGROLINK –Aline Merladete

Últimas notícias

Galeria de Arte da Prefeitura de Içara recebe a exposição ‘Meu Olhar’, de Geraldo Góes

São 51 quadros com fotografias registradas pelo empresário, em...

Prefeitura de Criciúma repassa mais de R$ 1,4 milhão para entidades

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou nesta quinta-feira...

Hercílio Luz encara o Barra neste sábado

Com a vitória do último domingo sobre o Concórdia,...

Consultório Larissa Vilain Odontologia agora faz parte do Clube Carvoeiro

O consultório Larissa Vilain Odontologia agora faz parte do...

Serra do Rio do Rastro terá trânsito bloqueado neste fim de semana

Neste domingo (3) a Serra do Rio do Rastro...

Notícias Relacionadas