Governo do Estado irá lançar Projeto Sementes de Milho 2024

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), irá apresentar programas para apoio direto aos produtores, que entram em operação no mês de junho

No município de Jacinto Machado, a partir das 9h30, no auditório da Cooperja Cooperativa Agroindustrial, será lançado o Projeto Sementes de Milho do Programa Terra Boa 2024. Na oportunidade também será relatada pesquisa sobre o programa de monitoramento da cigarrinha do milho, haverá assinatura de contrato do Programa Água no Campo SC e será apresentado oficialmente o vídeo produzido pela Fecoagro sobre os 40 anos do Programa Terra Boa.

Projeto Sementes de Milho

Um dos componentes do Programa Terra Boa é o Projeto Sementes de Milho, em apoio à aquisição de sementes de milho de alto valor genético, que geram um rendimento maior por hectare cultivado e representam mais de 70% das sementes retiradas pelos produtores. Objetiva a produção de grãos, especialmente para abastecimento das cadeias produtivas de carne, e de silagem para a produção leiteira.

Além do Projeto Sementes de Milho, o Programa Terra Boa também contempla os projetos que já foram lançados: Projetos Calcário, kit forrageiras, kit apicultura, kit solo saudável, abelhas rainhas selecionadas e apoio ao cultivo de cereais de inverno a serem destinados para a fabricação de ração animal. No total, o Programa Terra Boa irá investir mais de R$ 111 milhões no ano de 2024, em apoio ao agricultor catarinense.

Programa Água no Campo SC

Nesse ano, devem ser investidos R$ 60 milhões no meio rural catarinense por meio do Programa Água no Campo SC. Será assinado contrato com agricultor do município de Jacinto Machado, que tem por objetivo a aquisição de valetadeira entaipadeira, utilizada em sistemas de irrigação.

Programa Monitora Milho SC

A cigarrinha-do-milho é o inseto-vetor dos microrganismos causadores das doenças do complexo de enfezamentos, capazes de comprometer substancialmente as safras do grão. Preocupados com essa situação, pesquisadores da Epagri aprovaram junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) projeto para execução do Programa Monitora Milho SC, que teve início na safra 2021/22.

Os resultados de uma pesquisa sobre o monitoramento da cigarrinha do milho, que está sendo conduzido pela Epagri, serão apresentados por meio de palestra na programação. Também haverá a autorização da liberação de recursos da SAR/FDR para continuidade ao programa de pesquisa por meio da Epagri e Fapesc.

Milho

A cultura do milho desempenha um papel fundamental na produção agropecuária de Santa Catarina, fornecendo alimentos tanto para as pessoas quanto aos animais, contribui na diversificação e sustentabilidade do agronegócio e impulsiona a economia local e estadual.

Na safra 2023/2024 foram cultivados 320,7 mil hectares de milho no Estado, com produção de 2,26 milhões de toneladas. De acordo com a Epagri/Cepa, a safra apresentou uma redução na produção total no estado de 17,4% em relação à safra 2023/24, ocasionada, especialmente, pelas condições climáticas do início da safra, com excesso de chuvas que atrasaram o plantio e exigiram o replantio e dificultaram os tratos culturais.

 

Imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária

Últimas notícias

Campanha busca fortalecer setor de exportação

A campanha tem dois eixo A ApexBrasil lançou uma campanha...

Inspeção por câmera com IA auxilia exportação

“Os dispositivos da Hikrobot fazem uma inspeção minuciosa" Os avanços...

Farol de Santa Marta terá tour guiado com acesso ao topo de 17 a 23 de junho

Dos dias 17 a 23 de junho, das 9h...

Prazo para alistamento acaba em 15 dias

empo de permanência na Marinha, Exército ou Aeronáutica é...

Drogas são apreendidas em barreira policial no Farol de Santa Marta

A ação foi realizada durante barreira policial montada na...

Notícias Relacionadas