Governador autoriza chamamento de 41 aprovados no concurso público de 2019 do IMA

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, autorizou o chamamento de 41 aprovados no concurso público de 2019 do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) – edital nº 01/IMA/2019 – que segue vigente até janeiro de 2024. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado na terça-feira, 14, e pode ser conferido neste link.

Estima-se que através do incremento de pessoal, o órgão possa dar vazão aos processos de licenciamento represados e contribuir com a geração de cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos e o incremento de R$ 1 bilhão em impostos gerados por novos empreendimentos licenciados pelo Instituto.

Atualmente, o IMA conta com aproximadamente 300 servidores efetivos e 250 terceirizados para atender todo o estado. A falta de profissionais técnicos que realizem análises dos processos de licenciamento ambiental é uma das principais carências do órgão ambiental.

Em 2022, foram formalizados cerca de 21 mil processos de licenciamento no Instituto e o tempo médio   estimado para resolução chegou a alcançar 270 dias. Com o incremento dos novos servidores no quadro funcional, estima-se que a redução do tempo para liberação de Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO) caia para 60 dias, e que a liberação de Licença Ambiental Prévia (LAP) seja concluída em até 90 dias.

Os novos servidores que serão chamados para o IMA são formados nas áreas de administração, engenharia sanitária e/ou ambiental, geologia, economia, biologia, engenharia (agrônomo), engenharia florestal, geografia e oceanografia. Os servidores empossados atuarão em locais onde havia deficit de funcionários provocado por motivos diversos como: aposentadoria, exonerações, falecimento, entre outros.

Colaboração: Ascom IMA

Últimas notícias

NBB: Pinheiros derrota o São José e emplaca segunda vitória seguida

Próximo adversário será o Vasco da Gama na próxima...

PMSC inaugura três novas unidades no Sul do Estado

Nos dia 7 e 8, a Polícia Militar de...

Cidades turísticas tem aumento de trânsito no Natal, revela Waze

O período entre o Natal e o Ano Novo...

Notícias Relacionadas