Galeria Willy Zumblick recebe a exposição “lugares [in]visíveis” em Criciúma

Além do horário de visitação regular, visitas guiadas e mediações culturais podem ser agendadas pelo instagram @portfolio_andressa ou pelo WhatsApp (48) 99908-6323

A partir do dia 11 de junho de 2025, Criciúma será palco da exposição “lugares [in]visíveis”, das artistas visuais Andressa Gomes Flor e Laura Goulart. As obras estarão expostas ao público na Galeria de Arte Contemporânea Willy Zumblick, localizada no Centro Cultural Jorge Zanatta, até o dia 08 de julho de 2025, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 13h30 às 17h.

A abertura solene acontecerá na noite do dia 11 de junho, às 20h, com a presença da equipe técnica do projeto, autoridades e convidados. O momento marca oficialmente o início da exposição e será um espaço de reflexão, celebração da arte e da memória local do município.

A exposição reúne mais de 20 obras, incluindo fotografias, colagens, desenhos, serigrafias, cerâmicas e outras expressões, que provocam uma reflexão consciente sobre os espaços da cidade. As artistas exploram os vestígios do passado, as memórias, as ruínas e os patrimônios esquecidos de Criciúma, propondo um novo olhar sobre aquilo que, muitas vezes, se torna invisível no nosso cotidiano.

O prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, reforça a importância de iniciativas como essa para a valorização da cultura e da história local. “Criciúma tem uma riqueza histórica e cultural que precisa ser constantemente lembrada, valorizada e preservada. A exposição ‘lugares [in]visíveis’ cumpre um papel fundamental nesse processo, ao valorizarva identidade da nossa cidade”, ressalta o prefeito.

Segundo as artistas, a proposta nasceu do desejo de materializar suas pesquisas sobre memória, patrimônio e identidade. O projeto foi viabilizado por meio do Edital de Chamamento Público nº 01/2024/FCC, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022). Como parte da contrapartida social, estão previstas quatro mediações culturais abertas ao público, que serão divulgadas nas redes sociais das artistas.

“Queremos proporcionar uma experiência que provoque reflexão. É um convite para que as pessoas observem sua própria cidade, resgatando histórias e sentidos que estão nos espaços e que, muitas vezes, passam despercebidos”, destacam Andressa e Laura.

A presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Maccari Uliana Zappelini, destaca que a exposição reforça o compromisso da instituição em fomentar a arte local. “Nosso papel, enquanto Fundação Cultural, é justamente promover espaços que estimulem a reflexão, a preservação da memória e a valorização dos artistas locais.”, afirma.

Além do horário de visitação regular, visitas guiadas e mediações culturais podem ser agendadas pelo instagram @portfolio_andressa ou pelo WhatsApp (48) 99908-6323.

 

Colaboração: Decom PMC

Últimas notícias

Universidade Gratuita: Unesc reforça transparência e protocola pedido de acesso a dados no TCE

A Unesc protocolou nesta semana, junto ao Tribunal de...

Pé-de-Meia: Caixa inicia pagamento do incentivo frequência nesta segunda-feira (23)

A CAIXA inicia, nesta segunda-feira (23), o pagamento de...

Três mulheres são vítimas de atropelamento em Criciúma

As guarnições de Içara e Forquilhinha foi acionada na...

Lombas Trail Run: Içara recebe desafio de corrida em meio à natureza

As provas de corrida estão cada vez mais ganhando...

Chuva não impede fiéis de celebrarem Corpus Christi na Diocese de Criciúma

As tradicionais celebrações de Corpus Christi na Diocese de...

Notícias Relacionadas