Após uma sequência de dias ensolarados e com temperaturas elevadas, Santa Catarina deve enfrentar uma virada no tempo a partir da noite deste sábado (25). A passagem de uma frente fria provocará chuva em praticamente todas as regiões, com risco de temporais isolados, descargas elétricas, rajadas intensas de vento e até granizo em pontos isolados.
As primeiras pancadas atingem o Extremo Oeste e o Oeste ainda no fim da tarde de sábado, avançando para o Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul entre a madrugada e a manhã de domingo (26). No decorrer do dia, a instabilidade alcança o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis e o Norte catarinense, onde há possibilidade de chuva forte em curtos períodos.
Entre segunda (27) e terça-feira (28), o sistema permanece sobre o estado, mantendo o tempo encoberto e as precipitações recorrentes, que podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
Antes da chegada da frente fria, o vento nordeste deve soprar com força entre sexta e sábado, atingindo velocidades de até 70 km/h no Oeste e Sul. No Litoral Sul, as rajadas podem ultrapassar os 80 km/h, deixando o mar agitado, com ondas entre 2,5 e 3 metros e picos ainda mais altos em alto-mar.


