Fogos de artifício incomodam somente os cachorros? Entenda como pode impactar outros animais

A Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera explica que é essencial adotar medidas preventivas para proteger todos os animais durante as celebrações

Ano após ano, tem se tornado mais comum a conscientização do impacto dos fogos de artifícios nos cachorros, entretanto, há uma ampla variedade de animais que são afetados. A Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera destaca que, desde cachorros e gatos, que são os principais animais domésticos, até animais de fazendas e silvestres podem sofrer durante esse período do ano.

“A sensibilidade auditiva dos pets, como gatos e cães, pode levar a reações extremas de medo e ansiedade, enquanto animais silvestres e de fazenda podem sofrer estresse severo, resultando em comportamentos perigosos e problemas de saúde”, comenta Ranna Sousa, Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera.

Para minimizar os impactos dos fogos de artifício em todos os animais, é essencial adotar medidas preventivas como criar ambientes seguros e confortáveis para pets, evitar soltar fogos perto de áreas naturais e habitats de animais silvestres, e manter animais de fazenda em abrigos protegidos. “Promover a conscientização sobre os efeitos negativos dos fogos pode incentivar práticas alternativas de celebração, garantindo o bem-estar de todos os animais durante as festividades”, reforça a docente da Faculdade Anhanguera.

Entenda como os fogos de artifício impactam diferentes espécies:

Impacto em Cachorros

Os cachorros são conhecidos por sua sensibilidade auditiva e os fogos de artifício podem causar medo extremo, ansiedade e estresse. Os ruídos altos e inesperados podem levar a comportamentos como tremores, latidos excessivos, tentativa de fuga e até problemas de saúde como taquicardia e convulsões.

Impacto em Gatos

Embora os gatos também sejam afetados pelos fogos de artifício, suas reações podem ser menos visíveis. Gatos tendem a se esconder em lugares seguros quando estão assustados, mas o estresse causado pelos ruídos pode levar a problemas comportamentais e de saúde, como perda de apetite e agressividade.

Impacto em Animais Silvestres

Os animais silvestres são especialmente vulneráveis aos fogos de artifício. Aves podem abandonar seus ninhos, deixando ovos e filhotes desprotegidos. Mamíferos, como coelhos e veados podem entrar em pânico e fugir, aumentando o risco de acidentes. Além disso, o estresse causado pelos fogos pode afetar a reprodução e a sobrevivência desses animais.

Impacto em Animais de Fazenda

Animais de fazenda, como cavalos, vacas e galinhas, também podem ser impactados negativamente pelos fogos de artifício. O barulho pode causar pânico e levar a comportamentos perigosos, como tentativas de fuga e colisões. Em casos extremos, o estresse pode afetar a produção de leite e ovos.

Pauta | Letícia Zuim Gonzalez

Últimas notícias

Como a Inteligência Artificial pode transformar o ensino de idiomas sem substituir o professor

A presença da Inteligência Artificial na educação deixou de...

PNAB em Movimento: recursos liberados, burocracia ampliada e o impacto real para quem produz cultura

Nesta semana, foi concluída uma etapa importante da Política...

Informações dos atendimentos das últimas 24 horas no Hospital Santa Otília de Orleans

Aquela casa de saúde teve os seguintes atendimentos: Pronto Socorro:152 Internados:...

Batalhão de Bombeiros atende ocorrência de apoio em alto-mar em Laguna

Na tarde desta segunda-feira (29), o 8º Batalhão de...

Correios capta R$ 12 bilhões e acelera Plano de Reestruturação

Os Correios anunciaram nesta segunda-feira (29) a captação de...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas