Com um foco já voltado ao período de Natal, foi realizada a primeira de uma série de fiscalizações dos vendedores ambulantes em Tubarão.
Equipes da secretaria de Planejamento e Urbanismo e da Polícia Municipal participaram desta primeira ação. Elas atuaram na região central da cidade, nos semáforos – onde alguns vendedores comercializam produtos, o que é proibido -, e ainda com ambulantes que não estavam em movimento, vendendo seus produtos parados nas calçadas, segundo a prefeitura.
Esta primeira fiscalização teve caráter de orientação aos comerciantes. Nas próximas, entretanto, a prefeitura afirma que poderá haver apreensão de mercadorias, aplicação de multas e outras punições, caso o descumprimento da regulamentação volte a ser constatado.
“Temos recebido muitas denúncias por parte da população sobre os vendedores que ficam nas calçadas, disputando espaço com quem transita nos passeios, seja em dias de sol ou de chuva”, explica o secretário de Planejamento e Urbanismo, Felipe Nascimento.
Sobre os ambulantes que atuam nos semáforos, o secretário alerta que o problema é ainda mais grave.
“Neste caso o volume de denúncias é ainda maior, pois esses vendedores, em sua maior parte, comercializam produtos alimentícios sobre os quais não se têm nenhum controle, não sabemos a origem, se o armazenamento foi feito de forma adequada, enfim, que pode trazer riscos à saúde de quem acaba consumindo”, ressalta Felipe.
DS




