Festival Gastronômico de Pomerode define o tema da edição 2024

O 18º Festival Gastronômico de Pomerode vai promover um encontro da tradição germânica com ingredientes brasileiros adotados pelos imigrantes

De 4 a 21 de julho, 12 restaurantes servirão ao público receitas inéditas inspiradas no tema “Raízes Germânicas, Sabores Tropicais”. É a primeira vez que o evento lança foco sobre o lado tropical da chamada cultura brasileira de origem alemã.

As receitas elaboradas terão como protagonistas alimentos encontrados na exuberante Mata Atlântica ou que eram de consumo regular na então província de Santa Catarina, no século XIX. Cada estabelecimento assumiu o desafio de criar um prato novo a partir de um ingrediente sorteado. São eles: palmito, milho, aipim, melado, farinha de mandioca, batata-doce, banana, frutas cítricas, cachaça, café, cará e amendoim. O tema integra o festival às celebrações dos 200 anos da imigração alemã no Brasil.

— O desafio que o festival propõe aos restaurantes não é pequeno. Queremos sempre oferecer ao público experiências novas, mas sem perder conexão com a essência de Pomerode. É mais ou menos o que os imigrantes tiveram de fazer há mais de um século, adaptando a cozinha europeia aos hábitos e ingredientes que já existiam por aqui — analisa o presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Manfredo Goede.

Nesta edição, o trabalho de elaboração das receitas conta com a consultoria gastronômica do chef Willian Aimar, viabilizada por uma parceria entre Associação Visite Pomerode e Sebrae/SC. Desde março, os 12 restaurantes vêm participando de palestras, workshops e treinamentos com o objetivo de transformar o tema escolhido em uma experiência gastronômica única.

— A parceria Sebrae e Avip é muito próspera e estamos animados e ansiosos com o resultado do Festival Gastronômico. Acreditamos que esse trabalho evidenciará ainda mais a riqueza e o protagonismo da gastronomia alemã. O Sebrae segue incentivando o turismo de Pomerode — afirma a analista técnica do Sebrae Alice D’Oliveira.

Além dos chamados “pratos estrela”, que obedecem à temática de cada edição do festival, cada restaurante tem liberdade para explorar a própria identidade gastronômica em outros pratos do cardápio. Ao todo, serão cerca de 100 opções à escolha.

Requinte em Pomerode

Estão mantidas para a 18ª edição as características que fazem do Festival Gastronômico de Pomerode um evento único no Brasil. Todos os 12 restaurantes são reunidos num mesmo ambiente: o Pavilhão Municipal do Eventos. Ou seja, o visitante pode experimentar criações diversas sem sair do lugar.

Porém, ainda que o espaço seja de festa, tudo lembra um restaurante. Ambientação e música intimistas, garçons uniformizados, taças de cristal, louças de porcelana, talheres de metal e detalhes que contribuem para uma experiência requintada no inverno do Vale Europeu.

A programação completa, com todas as atrações do evento em 2024, está em elaboração e deve ser divulgada no mês de junho.

Festival Gastronômico de Pomerode

Quando: 4 a 21 de julho

Onde: Pavilhão Municipal de Eventos

Tema: Raízes Germânicas, Sabores Tropicais

Mais informações: visitepomerode.com.br e @visitepomerode

Mais fotos do festival 2023: https://bit.ly/3Uvn9gn

Fonte:

Assessoria de imprensa

Evandro de Assis

Últimas notícias

Procedimento inovador é realizado no serviço de hemodinâmica do HSJosé

Inteligência artificial foi utilizada para auxiliar na realização de...

Faleceu hoje aos 85 anos a Sra. Aleida Zomer

Faleceu hoje dia (26) ás 8:40 no hospital de...

Governo do Estado lança Estação Inverno 2024 para impulsionar o turismo planejado nos dias de frio

Apostando mais uma vez no potencial turístico de Santa...

Criciúma presenteia transportadoras pela colaboração na Campanha “Juntos pelo Rio Grande do Sul”

O clube presenteou na tarde da quinta-feira (23), cada...

Prazo para solicitar reembolso de ingresso para Criciúma x Palmeiras é na terça-feira (29)

A solicitação do reembolso é através do site: www.minhaentrada.com.br/digitalizar-ingresso O...

Notícias Relacionadas