FEMUSC”, Festival Internacional de Música de Santa Catarina é entrevistado pelo Jornal Sul

Entrevista com os responsáveis pela organização do “FEMUSC”, Festival Internacional de Música de Santa Catarina, o portal Jornal Sul apresenta detalhes de como acontece esse projeto no estado.

Acompanhe:

Jornal Sul – Qual a finalidade do FEMUSC?

Organização – O FEMUSC, Festival Internacional de Música de Santa Catarina, tem como finalidade principal promover o desenvolvimento cultural e educacional por meio da música clássica. Além de oferecer apresentações de alta qualidade, o festival atua como uma escola de música gratuita, proporcionando a interação entre músicos profissionais de diversos países e alunos, contribuindo para o enriquecimento da formação musical.

Jornal Sul – Na prática, como acontece esse trabalho?

Organização – O trabalho da FEMUSC se desdobra em diferentes atividades. Durante os onze dias do festival, músicos profissionais e iniciantes participam de aulas, ensaios e apresentações  e a programação inclui mais de 200 obras musicais distribuídas em mais de 100  concertos, abrangendo desde masterclasses até apresentações individuais dos participantes.

Jornal Sul – Este projeto está à disposição das cidades catarinenses

Organização – Embora o evento principal aconteça em Jaraguá do Sul, o impacto cultural e educacional do FEMUSC certamente se estende para além dessa cidade. A participação de músicos de diversos países e a realização de apresentações sociais em shoppings, hospitais e outros locais na região contribuem para a integração e benefício de diversas comunidades.

Jornal Sul – Em que área de atuação as prefeituras poderiam contar com esse projeto?

Organização – As prefeituras podem contar com o FEMUSC em diversas áreas, como cultura, educação e turismo. O festival não apenas oferece entretenimento de alta qualidade, mas também promove o desenvolvimento cultural da comunidade, proporcionando oportunidades de formação musical e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural da região.

Jornal Sul – Como é administrada o FEMUSC?

Organização – O FEMUSC é administrado por uma equipe liderada pelo maestro e idealizador do evento, Alex Klein. O festival conta com patrocinadores, como o WEG, Zanotti, Duas Rodas, Komprão Koch Atacadista, Diamente Geração de Energia e Itaú, dentro do apoio da Lei do Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Jornal Sul – Para este ano de 2024, como foi a agenda do FEMUSC?

Organização – Para 2024, a agenda da FEMUSC incluiu mais de 100 masterclasses, ensaios, três Orquestras Sinfônicas, além das Orquestras de Câmara. Destacam-se sinfonias de Beethoven, composições de Mendelssohn e Richard Strauss. Houve também apresentações sociais em shoppings, hospitais e outros locais, totalizando 60 concertos.

Jornal Sul – Esse projeto poderia ser mais acessado pelos municípios?

Organização – Considerando a diversidade de atividades oferecidas pela FEMUSC, como apresentações sociais, participação de músicos de diferentes países e aulas gratuitas, o projeto tem potencial para ser mais acessado por municípios interessados em promover cultura, educação e desenvolvimento regional por meio da música clássica. Um exemplo seria municípios fazerem parcerias para enviar músicos e público para o evento.

Jornal Sul – Fale um pouco sobre os colaboradores desse projeto: Quem são?

Organização – Os colaboradores da FEMUSC incluem músicos professores de diversos países, como Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Destacam-se nomes como Richard Roberts, Charles Stegeman, Eduardo Vassallo, Curt Schroeder, Laura Ruiz e Benjamin Coelho.

Jornal Sul – Para finalizar, deixe-nos uma mensagem!

Organização – O FEMUSC, ao longo de suas 19 edições, tem se destacado como um importante agente de promoção cultural e educacional. A mensagem deixada é de celebração da música clássica, da diversidade cultural e do compromisso com a formação musical. O festival é uma oportunidade única para a comunidade vivenciar a excelência artística e educacional proporcionada por músicos renomados, contribuindo para o enriquecimento cultural de todos os envolvidos.

 

Últimas notícias

Polícia Civil cumpriu na cidade de Guaramirim, mandado de prisão ocorrido em 02/11/2020

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

A Polícia Civil de Santa Catarina alerta a população sobre uma nova tentativa de phishing envolvendo intimações falsas

Golpistas estão enviando intimações com a alegação de serem...

Esporte e saúde: assistir a jogos pode fazer bem para bem-estar mental e físico

Pesquisa pioneira analisou efeitos na qualidade de vida de...

Em agosto, APAE Cocal do Sul realiza deliciosa “Noite das Sopas”

Ingressos já estão disponíveis para o evento que oferecerá...

Notícias Relacionadas