Depois, ela segue para Lauro Müller e, então, retorna ao Museu ao Ar Livre
Duas turmas do 4º ano do Centro Educacional Henrique Buss acompanharam a abertura da Exposição itinerante “Povos Indígenas: registros dos Povos Xoklengs em Orleans e região sul catarinense”, em São Ludgero. A abertura aconteceu nesta segunda-feira (02/09), no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann, e permanecerá no local para visitação gratuita até o dia 15, de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
O acervo com peças dos Povos Xokleng pertence ao Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, de Orleans, e já esteve à disposição do público em Orleans, Cocal do Sul e, neste mês, em São Ludgero. Depois, ela segue para Lauro Müller e, então, retorna ao Museu ao Ar Livre.
“O Museu possui fotos e objetos da produção material dos Xoklengs. Também possui os documentos da Colônia Grão-Pará, que descrevem confrontos entre os imigrantes europeus e os indígenas. A exposição foi elaborada a partir destes registros e pesquisas bibliográficas. Os indígenas habitavam a região sul catarinense muito tempo antes da chegada dos imigrantes e a exposição dá destaque a estes povos e sua cultura”, destaca Valdirene Böger Dorigon, diretora do Museu e coordenadora geral do projeto.
Em São Ludgero, a exposição contou com a colaboração da diretora de Cultura de São Ludgero, Fernanda Tomaz. A exposição é resultado do projeto contemplado pela Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), por meio de sua mantida, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, e desenvolvida pelos seus colaboradores. A proposta foi selecionada pelo Edital da Lei Paulo Gustavo (LPG) D+ SC/2023, e está sendo executada com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).
Agendamentos – O Centro Cultural Multiuso fica localizado na rua Cônego Bernardo Fuchter, 158, no bairro Bela Vista. Agendamento pode ser feito no contato (48) 365.7198.