“É muito importante que a pessoa que bebeu além do seu habitual, se hidrate. E quando surgir aquela sensação de desconforto, estômago e cabeça pesados, não escolha alimentos açucarados, como os refrigerantes por exemplo. Prefira água de coco que é rica em potássio e hidrata. Os sucos cítricos que possuem vitamina C também ajudam na hidratação. Se alimente, não fique sem comer. É muito importante que seu estômago esteja saciado. Que a pessoa não fique longos períodos sem se alimentar, porque isso pode aumentar ainda mais os seus sintomas de desconforto e enjoo e até mesmo surgir dores de estômago”, alerta a nutricionista Alice Cunha.
A ressaca, segundo o clínico, Dr. Lawrence de Luca Dias, além de causar mal-estar, desconfortos no estômago, náuseas, vômitos e dores de cabeça, de diferentes intensidades, entre outros sintomas, pode também sobrecarregar o fígado e refletir em problemas digestivos.
“Ir várias vezes ao banheiro durante a bebedeira não é sinal de estar hidratado, pelo contrário. Primeiro vem a vontade de urinar, às vezes, vem também o aumento do suor, depois vira perdas significativas de sais minerais. A recomendação é se hidratar e se for beber, sem excessos, sempre com moderação. Em caso da persistência dos sintomas, procure uma unidade de saúde”, orienta Dr. Lawrence.