Com uma história de vida repleta de altos e baixos, Dona Tiana mantem um sorriso no rosto e a alegria de viver
A ex-boia fria faz 100 com a certeza de que o segredo da longevidade está na bondade e gentileza.
Moradora de Pindamonhangaba, em São Paulo, Sebastiana Justina de Oliveira vive atualmente em um Lar de Idosos. Ela adora lembrar do passado em que venceu muitos desafios.
“Eu aprendi de tudo na vida, eu fui boia-fria, cortadora de cana de açúcar, trabalhei em lavoura, fui doméstica, casei, trabalhei, porque era eu pobre, meu marido pobre. Então eu tinha que ajudar”, afirmou a ex-boia fria.
Outra vida
Depois de passar por tantas dificuldades, hoje Dona Tiana tem amigos, ama fazer o cabelo e as unhas e adora desenhar. No Lar de Idosos, é cuidada com muito carinho pelas profissionais.
Essas profissionais que organizaram a festa de 100 anos da idosa. Para as cuidadoras, o segredo da centenária está na forma como ela vive e entende os desafios, os quais enfrentou.
“Ela canta louvores, alguns até que a gente não conhece, ela canta numa felicidade, numa alegria, e quando ela não está pintando é isso que ela está fazendo, ela está louvando ao Senhor, que ela fala que é a melhor coisa que tem na vida hoje em dia”, conta Vivian.
Muitas comemorações
Para as comemorações dos 100 anos, Dona Tiana ganhou muitos mimos. Teve bolo, discurso e muita farra. Os amigos apareceram em peso.
Das cuidadoras, recebeu um kit arte: material de pintura e desenho, cadernos, lápis e canetinhas. O grande hobby da idosa no momento.
“Foi uma surpresa, estava muito bom, estava maravilhoso. Cem anos não são 40, né? Sabia que era meu aniversário, mas não sabia que ia ter aquela festa”, reagiu ao G1.