Estratégia brasileira tornará cana da Guatemala sustentável

A Guatemala enfrenta desafios consideráveis de pobreza e desigualdade

A Associação de Açucareiros da Guatemala (ASAZGUA), em resposta a preocupações globais sobre questões climáticas e sociais, optou por criar uma estratégia de longo prazo e ESG (ambiental, social e de governança). Colaborando com a CAUSE e a Inpress Porter Novelli, a associação busca fazer da indústria açucareira guatemalteca um modelo global de sustentabilidade até 2033.

Com foco na agricultura, especialmente no cultivo de cana-de-açúcar, como principal fonte de receita e exportação, o plano abrange 42 metas prioritárias desenvolvidas pela CAUSE, visando transformar positivamente o setor e o país. Essa iniciativa faz parte de uma frente de serviços dedicada a ESG e Programas de Impacto. “A construção de uma estratégia ESG é um processo complexo, desafiador e que requer cuidado e profundidade, pois é extremamente importante para empresas e setores que desejam se manter competitivos e relevantes no mercado global””, diz Leandro Machado, cientista político e sócio cofundador da CAUSE.

A Guatemala, embora seja o país mais populoso da América Central e possua uma beleza natural marcante, enfrenta desafios consideráveis de pobreza e desigualdade, especialmente nas áreas de saúde e desenvolvimento. O setor açucareiro desempenha um papel crucial na economia guatemalteca, sendo a principal indústria exportadora e colocando o país como o quinto maior exportador global de açúcar.

Apesar das dificuldades, a Guatemala se destaca como o terceiro mais produtivo no mercado internacional de açúcar, resultado de investimentos históricos em inovação e tecnologia. Na safra de 2021/22, o país produziu mais de 2 milhões de toneladas de açúcar, gerando mais de 56 mil empregos diretos e mais de 278 mil indiretos, beneficiando mais de 324 mil famílias dependentes dessa indústria para sua renda.

Por: AGROLINK –Leonardo Gottems

Últimas notícias

Maratonista de 91 anos participa de corrida de rua Live Run! XP, com Rexona, em Balneário Camboriú

Francisco Lima começou a correr aos 75 anos e...

FEMAMA promove painel sobre testagem genética e cânceres femininos no 11º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer

Em evento, a Federação irá destacar a necessidade de...

Estudantes do Paraná participam de campeonato de cubo mágico e visitam pontos turísticos de Criciúma

Um grupo de 35 pessoas, sendo 19 crianças, da...

Festival do Imóvel atraiu público interessado no mercado imobiliário na Grande Florianópolis

Com opções de financiamento para diferentes públicos e imóveis...

FEMUSC bate recorde de candidatos com mais de 1,7 mil inscrições

O maior festival-escola  da América Latina acontece de 12...

Notícias Relacionadas