O movimento para solicitar a inclusão de representantes dos estados no Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério dos Transportes que discute a renovação da concessão da Rumo Malha Sul, foi manifestado durante uma reunião nesta sexta-feira, em Florianópolis, onde ocorre a edição do COSUD.
“Os estados são partes diretamente interessadas neste debate. O serviço prestado pela concessionária não atende os interesses e as necessidades do setor produtivo. Temos projetos de novas ferrovias em desenvolvimento e que se conectam com a malha existente. Esta integração é fundamental para dar garantias aos investidores que estamos buscando. É consenso entre os participantes deste encontro que precisamos fazer parte deste GT.” afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral.
Este encaminhamento foi solicitado ao gestores estaduais para que seja incluído na Carta dos Governadores do Cosud.
Outras ações definidas na reunião foram formalizar a criação de um grupo de trabalho sobre Ferrovias, dentro da câmara temática de desenvolvimento econômico do próximo COSUD. E a criação do Plano de Logística e Transporte Regional, tendo em vista que os estados do RS, PR e SC realizaram a contratação da INFRA S.A para realização dos seus planos estaduais.
Participaram da Reunião de Ferrovias o secretário da SPAF, Ivan Amaral, o secretário-executivo do Gabinete de Projetos Especiais do RS, Clóvis Magalhães, a chefe do Departamento de Gestão e Planejamento de Infraestrutura e Logística do PR, Josil Voidela e o assessor do governador do RJ, Alex Castellar, além dos técnicos da Seplan-SC.
Fonte: Secom