Espetáculo de bonecos “Pulcinella e o Monstro” será apresentado nesta terça-feira com audiodescrição e intérprete de Libras

Além da apresentação desta terça, o grupo realizará outras três sessões como parte da circulação municipal

Nesta terça-feira, 13 de maio, o espetáculo de bonecos Pulcinella e o Monstro será apresentado no teatro da Estação Cidadania – Cultura (Praça CEU), no bairro Progresso, em Criciúma. A sessão começa às 19h e contará com recursos de acessibilidade, como audiodescrição e intérprete de Libras. A entrada é gratuita, com limite de público de 150 pessoas.

Para a intérprete de Libras, Katia Tomasi, promover a inclusão é garantir direitos. “A gente não pode impedir ninguém. Todo mundo tem o direito de ir e vir. Então, uma pessoa surda (ou cega) tem o direito de estar em qualquer lugar. Quando esse ambiente é acessível, existe inclusão”, afirma.

Kátia, que já atua nas apresentações do espetáculo, destaca que o conceito de deficiência está ligado à exclusão social. “Se não há essa limitação social, não há deficiência. Quando há igualdade de acesso — como um surdo podendo assistir a uma peça ou um cego indo ao cinema — a deficiência é superada, porque a sociedade se adaptou. Precisamos quebrar as barreiras sociais”, reforça.

A atriz Victória João, que também integra o elenco, ressalta o compromisso com a democratização do acesso à cultura. “Queremos levar o teatro a todos os públicos e faixas etárias, como forma de inclusão e valorização da cultura”, destaca.

Além da apresentação desta terça, o grupo realizará outras três sessões como parte da circulação municipal. No dia 19, o espetáculo será apresentado ao Clube de Mães do bairro Santa Luzia. No dia 22, às 12h30, a peça estará na Praça Nereu Ramos. Haverá ainda uma apresentação especial para a Casa Guido, em data a ser confirmada.

O elenco conta também com o ator e bonequeiro Marcelo Ciepielewski. A produção é da Enluaratus Comunicação e Cultura, em parceria com a Cyathus Teatro de Animação. A circulação do espetáculo é viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Criciúma.

Sobre o espetáculo

Pulcinella e o Monstro utiliza a tradicional técnica italiana de teatro de bonecos conhecida como Pulcinella. A trama acompanha Pulcinella, um personagem cômico e improvisador, que enfrenta situações perigosas em um mundo cheio de desafios. Com humor e criatividade, ele encontra soluções inesperadas para escapar dos monstros e, por vezes, derrotá-los.

Últimas notícias

Vereadores de Orleans se reuniram nesta segunda dia 12 para tratar de vários assuntos

Mais uma essão Ordinária aconteceu nesta segunda-feira dia 12...

Mai um caso de violência doméstica é registrado na região

A Polícia Militar atendeu a uma ocorrência envolvendo a...

Trabalhadores nascidos em maio e junho irão receber o abono salarial

A CAIXA realiza, na próxima quinta-feira (15), o pagamento...

TJSC instala Vara Regional de Garantias em Tubarão e inaugura Fórum de Imbituba

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) fará...

Governo Federal libera R$ 520 milhões para ações emergenciais de defesa civil

O Governo Federal autorizou a liberação de R$ 520...

Notícias Relacionadas