A escritora porto-alegrense Sônia Pillon, radicada há três décadas em Santa Catarina, integra a coletânea internacional “Jornalistas em Cena”, iniciativa da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-SC), que reúne oito participantes. Sônia, que também assina a orelha da obra, é criadora de conteúdo digital e colunista aos domingos do JDV Online, representando Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense.
O lançamento será nesta sexta-feira, 10, às 19h, no Salão Ouro Negro da Prefeitura de Criciúma. Durante o evento haverá a posse das novas ajebianas, dos sócios beneméritos, e a entrega da “Medalha de Mérito Susana Naspolini”, jornalista criciumense que atuava na TV Globo e faleceu em 2022.
Esse é o segundo ano consecutivo que Sônia Pillon participa do projeto “Jornalistas em Cena”, que reúne reportagens selecionadas, representativas da trajetória profissional das coautoras.
Formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille, Sônia foi a fundadora da Seccional Jaraguá do Sul da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC). Com participações em inúmeras coletâneas e antologias desde 2007, tem três livros de autoria: Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul (2009), Encontro com a paz e outros contos budistas (2014) e Um olhar diferente para a vida – A história da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul (2022). A autora relançou “Encontro com a paz” na Bienal Internacional do Livro de Jaraguá do Sul, no dia 29 de outubro.
As 8 participantes da “Jornalistas em Cena”
Além de Sônia Pillon, a obra conta com textos das jornalistas Mara Parrela (Holanda), Giorgia Miazzo (Itália), Socorro Camelo (Xapuri/Acre), Maria Teresa Marins Freire (Curitiba/PR), Renata Dal-Bó (Tubarão), Joice Quadros e Andressa Fabris (ambas de Criciúma).
Fonte da informação: Carolina Tomaselli/Agência de Comunicação LC