Escolas de Imbituba e Garopaba recebem oficinas de percussão com base nos ritmos afro-brasileiros

Projeto Percussão Catarina, do músico e educador musical Luciano Candemil, passou pelas duas cidades proporcionando um momento diferente para a comunidade escolar

Na última quinta-feira (2) e sexta-feira (3), os estudantes da EEB Professora Justina da Conceição, de Imbituba, e EEB Maria Corrêa Saad, de Garopaba, respectivamente, tiveram a oportunidade de participar de uma atividade diferente. As unidades receberam o projeto Percussão Catarina: Oficinas de Ritmos Afro-brasileiros, do músico e educador musical Luciano Candemil, que está circulando por várias regiões do estado compartilhando conhecimentos do universo da percussão.

Durante a prática, Luciano Candemil e os músicos assistentes William Camargo e Cleyton Medeiros trabalharam com ritmos da chamada bateria de batucada. Entre eles, estão o ijexá, o samba-reggae e os diversos ritmos do axé, importantes elementos da música baiana e parte fundamental da cultura musical brasileira.

As oficinas, de acordo com Candemil, são importantes ferramentas de desenvolvimento para os estudantes no ambiente esolar. “Durante as práticas, pudemos vivenciar um momento colaborativo, em que a participação de todos foi importante para o resultado das atividades. Isso é importante para a comunidade que pôde conhecer um pouco mais sobre a nossa cultura musical e também ter essa experiência de integração através da percussão”, pondera o músico e educador musical.

O projeto Percussão Catarina

A proposta de Candemil com o projeto é oferecer uma formação em percussão sobre os ritmos afro-brasileiros que atualmente são tocados no território catarinense em vivências artísticas que estão passando por quatro regiões do estado: Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte Catarinense.

O projeto Percussão Catarina é uma realização da Cand Music Produções Artísticas, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina, tendo como incentivadora a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.

 

Fonte: Thiago Furtado – Projeto Percussão Catarina: Oficinas de Ritmos Afro-brasileiros

Últimas notícias

Acordo de livre comércio entre Mercosul e EFTA será assinado no dia 16

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e...

Incêndio em residência deixa uma vítima fatal em Araranguá

Na manhã deste sábado (13), o Corpo de Bombeiros...

Criciúma receberá etapa regional Sul dos JASC, de 24 a 28 de setembro

A cidade de Criciúma se prepara para receber a...

Faleceu aos 55 anos a Sra. Maria Alice Borges Luiz

Faleceu hoje dia (13) ás 12h00 no hospital de...

Santa Catarina amplia produtividade por hectare e chega a 8 milhões de toneladas de grãos na safra 24/25

Após ampliar sua produtividade por hectare, Santa Catarina deve...

Notícias Relacionadas