A implantação e manutenção de hortas escolares é uma ação realizada com frequência pela Epagri no município de Brunópolis
Além de educação ambiental e alimentação saudável, o espaço da horta serve para as crianças aprenderem de forma lúdica sobre matemática e biologia, entre outros temas. Tudo que é produzido é consumido pelos alunos na merenda escolar e o que sobra eles levam para suas casas.
Entre maio e novembro de 2024 foram realizadas seis oficinas, que alcançaram cerca de 100 pessoas, a maioria crianças e adolescentes, além de professores e diretores. As atividades aconteceram em duas escolas e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Foram contemplados alunos desde o maternal até o ensino fundamental.
Parcerias
A ação é realizada em conjunto pela Epagri, Sicoob e prefeitura local. “As parcerias permitiram implantar a irrigação por gotejamento para a horta nas duas escolas. O aproveitamento da água da chuva será instalado em breve”, relata Carmem Thays de Freitas Alves, extensionista rural da Epagri no município. Ela conta que a produção de hortaliças pelas crianças segue a todo vapor.
“Em Brunópolis, as crianças aprendem desde cedo que educação começa na horta, produzida sem agrotóxicos e colaborando com a segurança alimentar e qualidade nutricional das famílias”, argumenta Marly Pereira, extensionista social da Epagri no município. Ela revela ainda que os alunos recebem também a tarefa de aplicar o conhecimento em casa, juntos com os pais. “Dessa forma, vamos semeando o futuro”, comemora.
EPAGRI