Enchentes podem impactar produção de frangos de corte no RS, adverte Juarez Morbini

Mais de 75 milhões de aves estão alojadas nas áreas afetadas

O impacto das recentes enchentes no Rio Grande do Sul está preocupando a indústria avícola do estado, alertou o engenheiro agrônomo Juarez Morbini em entrevista ao Portal Agrolink.

Com o Rio Grande do Sul posicionado como o terceiro maior produtor de frangos de corte do país, as preocupações estão aumentando à medida que os principais municípios de produção, incluindo Nova Bréscia, Boa Vista do Sul, Estrela, Farroupilha, Encantado, Teutônia, Caxias, Salvador, Roca Salles, Montenegro, Carlos Barbosa, sofrem os efeitos devastadores das enchentes.

Mais de 75 milhões de aves estão alojadas nessas áreas afetadas, afirmou Morbini. “Isso representa cerca de 30 milhões de aves produzidas mensalmente, demandando aproximadamente 150 mil toneladas de ração para sustentar a produção de peso adequado para abate.”

As estradas interrompidas estão exacerbando a situação, dificultando o transporte de frangos para fora das granjas e a entrega de rações. Morbini alertou que a incapacidade de acessar esses locais de produção pode levar a uma crise iminente na indústria avícola do estado.

“Estamos enfrentando um problema muito sério. Não apenas em alojar, transportar e abater os animais, mas também em garantir o fornecimento contínuo de alimentos e insumos essenciais”, pontuou Morbini.

Diante desses desafios, produtores e autoridades estão mobilizando esforços para mitigar os impactos das enchentes e restaurar a normalidade à indústria avícola do Rio Grande do Sul. No entanto, Morbini enfatizou que o caminho pela frente será árduo.

AGROLINK – Aline Merladete

Últimas notícias

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade,...

Faleceuaos 95 anos o Sr. Pedro Correa Nunes

Faleceu hoje dia (18) a 00:10 no hospital de...

Meia deixa o Atlético Tubarão uma semana depois de ser anunciado

Ele recebeu uma proposta do Ferroviário (CE), que disputa...

Agricultor de 74 anos colhe batata-doce gigante em Alto Bela Vista

O agricultor Ivo Kossian, de 74 anos, colheu uma...

Governo de SC vai lançar projeto para abrigar desalojados do Rio Grande do Sul

Segundo dados da Assistência Social, aproximadamente 400 famílias já...

Notícias Relacionadas