Emoção e nostalgia: documentário “O Trem das Seis” revive a história da ferrovia em Araranguá

A estreia do documentário O trem das seis, realizada na noite de sexta-feira, dia 20, arrancou aplausos do público que se emocionou ao assistir na tela, a saga de desenvolvimento proporcionada pelos trilhos.

Cinema ao ar livre e até cartuchinhos de amendoim para conectar com as memórias afetivas do passado, nos áureos tempos da Ferrovia Teresa Cristina em Araranguá.

O evento reuniu lideranças, moradores, ex- moradores e muitos personagens reais desta história que marcou o início do desenvolvimento da cidade, quando em 1926 foram assentados os primeiros trilhos da ferrovia no bairro Barranca. A exibição aconteceu bem ao lado do local onde funcionou por mais de quatro décadas, a estação ferroviária da Barranca.

Muitas pessoas que vivenciaram o período do trem em Araranguá, foram assistir ao filme e se impressionaram com o que viram. Relatos de moradores, pesquisadores e historiadores, ajudaram a contar uma narrativa envolvente e cativante.

O trem está voltando!

O prefeito Cesar Cesa participou do evento e destacou a importância do Bairro Barranca e do trem para Araranguá. Ele anunciou que a partir do próximo ano, será instalado o Memorial Ferroviário no local. “Nós já estamos revitalizando a locomotiva que será instalada aqui, como símbolo desse período importante da história de desenvolvimento de Araranguá. Será mais um ponto turístico essencial, assim como o nosso Farol do Morro dos Conventos, o Belinzoni, a nossa Praça Central, nossa Ilhas. Tudo para fortalecer e tornar Araranguá ainda mais turística e atrativa, além de preservar nossa história e memória” afirmou.

Personagens homenageados

A produção do documentário homenageou todos os entrevistados com a entrega de uma placa que simboliza o reconhecimento pela preservação da história da ferrovia em Araranguá. Rolou muita emoção no momento da entrega. Participaram do filme:
* Alexandre Zilli – professor e historiador
* Alveri Aguiar de Sá – Empresário
* Belmira Paes – Juíza de paz e ex-moradora da Barranca
* Celi Ceconi – Ex-moradora do bairro Barranca
* Célia Silva da Costa – Professora e historiadora
* Cesar Cesa – Prefeito de Araranguá
* Daniel Bontrupp – Historiador e doutorando em História
* Davi Afonso – Comerciante e morador da Barranca
* Radnor José Alves (Nino) – Morador da Barranca
* Silvana de Souza – Museóloga do Museu Ferroviário de Tubarão
* Valdemar Hahn Junior – Pesquisador e historiador
* Zoete Maria Machado (in memoriam) – Ex-moradora

A história da ferrovia em 45 minutos
Com duração de 45 minutos, o média-metragem resgata um dos mais marcantes capítulos da história de desenvolvimento de Araranguá. Doze personagens — entre historiadores, pesquisadores, escritores, museólogos e ex-moradores — emprestam suas vozes e vivências para contar os momentos de ouro da ferrovia, transformando o filme em um verdadeiro convite a redescobrir a força do bairro Barranca, um dos pilares do crescimento local.

Conectando passado e presente com tecnologia
Produzido pela Performance Comunicação, com apoio da Lei Paulo Gustavo e da Prefeitura de Araranguá, o documentário utiliza tecnologia de ponta para trazer o passado à tona. Fotografias históricas, muitas delas desgastadas pelo tempo, foram revitalizadas com o uso de inteligência artificial, criando cenas vibrantes e emocionantes que transportam o espectador para os dias em que o trem era o coração pulsante da cidade.

Assista agora
O documentário já está disponível no canal da Performance Comunicação no YouTube.
(https://youtu.be/vYUPr6yVnpY?si=Z3Q6byxeRjb6I3H7 ASSISTA CLICANDO NO LINK)

Últimas notícias

Hóspede coloca fogo em pousada de Urubici e foge na serra Catarinense

Um incêndio criminoso foi registrado em Urubici, na Estrada...

Oficinas de bonsai promovem educação ambiental para mais de mil pessoas no Oeste de SC

É o que provam as oficinas de bonsai que...

Imbituba e Garopaba atingem nota máxima e entram para seleta lista turística do governo federal

Imbituba e Garopaba atingiram a nota máxima e entraram...

Avião cai no centro da cidade de Gramado no RS nesta manhã de domingo

Um avião de pequeno porte caiu sobre uma loja...

Relatório de balneabilidade classifica como próprias praias de Laguna

Laguna segue com condição de balneabilidade própria nas praias...

Notícias Relacionadas